Ouvindo...

Morte da professora Soraya Tatiana: após prisão preventiva do filho, quais os próximos passos?

O suspeito do crime, Matteos França Campos, que confessou o assassinato, teve a prisão preventiva decretada

Filho é preso suspeito de matar professora Soraya Tatiana

O suspeito Matteos França Campos, que confessou ter matado a própria mãe, a professora Soraya Tatiana, teve a prisão preventiva decretada. A decisão, da juíza Juliana Beretta Kirche, foi divulgada nesse domingo (27). O processo tramita em segredo de justiça.

Quais são os próximos passos, depois da decisão de que Matteos seguirá preso?

Para começar, é importante se compreender o que é a prisão preventiva. Ela é uma medida cautelar, decretada por juiz, quando a situação exige que a pessoa fique presa durante a investigação e o processo, como chance de fuga do suspeito ou mesmo que ele atrapalhe a investigação de alguma forma.

Essa decisão precisa ser revista pelo juiz, pois não tem prazo indefinido. Após 90 dias, é necessária a reavaliação da necessidade de o suspeito permanecer privado de liberdade.

Enquanto isso, investigação e processo seguem seu curso normal. No caso de Soraya Tatiana, o inquérito policial ainda está em andamento. Após conclusão, Ministério Público decide se oferece denúncia e, em caso positivo, inicia-se o processo judicial que o condenará ou não pelo crime.

O crime

O crime ocorreu entre 17h e 19h30 de sexta-feira (18). O corpo da professora, que lecionava no Colégio Santa Marcelina, em Belo Horizonte, foi achado sob um viaduto da cidade de Vespasiano, na região Metropolitana da capital.

Ao revelar o suposto desaparecimento da mãe, Matteos contou à polícia que ela deixou de ir a uma festa, pois estava passando mal. Ele, por sua vez, havia viajado para a Serra do Cipó e se preocupou ao não conseguir falar com ela.

Por conta disso, Matteos pediu que uma tia fosse até o endereço, e ela não encontrou Soraya no local. Ele então pediu que alguém arrombasse o imóvel e retornou da viagem teoricamente preocupado. No mesmo dia, o corpo de Soraya foi encontrado.

Motivação

Matteos alega ter agido sozinho. “A motivação teria sido uma discussão acalorada ocorrida no dia 18, sexta-feira, por questões financeiras. Ele se encontrava com muitas dívidas e, em razão disso, afirmava estar atordoado”, esclareceu e delegada.

“Ele participava de jogos de apostas na internet. São questões que levaram a um colapso financeiro [...] Ele alega que teve um surto no momento”, acrescentou. Matteos disse, ainda, que as discussões eram frequentes por conta disso. Nenhum vizinho escutou a briga.

A polícia ainda apura as afirmações de Matteos.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.