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Metrô do Barreiro: concessionária confirma viabilidade e vai elaborar projeto de linha dupla

Após revisões, Metrô BH afirma que trecho entre Ferrugem e Barreiro poderá ter dois trilhos; governo de Minas autorizou início de projeto executivo

Modelo do novo metrô de BH

O Metrô BH, concessionária que administra o transporte sobre trilhos na capital, confirmou nesta sexta-feira (10) que os estudos revisados sobre a expansão da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte apontaram viabilidade técnica para a implantação de via dupla entre as estações Ferrugem e Barreiro.

Em nota, a empresa informou que o estado solicitou a elaboração do projeto executivo considerando dois trilhos no trecho, de aproximadamente 1,7 km — última parte do trajeto total de 10,5 km da linha.

Nos primeiros levantamentos apresentados, a empresa havia apontado inviabilidade técnica para uma linha dupla, devido à necessidade de compatibilizar a operação do metrô com a da linha de cargas da MRS Logística S.A. No entanto, segundo o novo comunicado, o avanço dos estudos e as negociações com os entes envolvidos permitiram identificar uma solução operacional e de engenharia que torna possível a duplicação.

“A partir do avanço dos estudos, com a obtenção de novas informações e a negociação com os entes diretamente envolvidos na identificação da solução operacional e de engenharia necessária para a compatibilização exigida nos contratos assinados pelo Metrô BH e pela MRS Logística S.A., foi possível elaborar uma solução que preliminarmente aponta a viabilidade da linha dupla”, diz um trecho da nota.

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A confirmação ocorre após o anúncio do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), que também rejeitou a proposta de uma linha singela e autorizou o início do projeto executivo da via dupla.

De acordo com o secretário Pedro Bruno, o novo modelo garantirá intervalos menores entre as viagens e melhor qualidade no atendimento aos passageiros.

“O projeto executivo vai ser feito de agora até o final do ano, e ele dentro do ciclo natural de projeto de engenharia, que vai trazer uma posição conclusiva. Nossa visão hoje é que, de fato, é viável a linha dupla, sujeito a essa confirmação na etapa do projeto de engenharia, e isso vem dentro de uma evolutiva”, disse.

A expectativa é que os trabalhos de elaboração do projeto executivo avancem até o fim do ano. Se confirmada a viabilidade definitiva, a obra da Linha 2 — que vai ligar o Barreiro à Estação Nova Suíça — deve ter início em 2026.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.