Ouvindo...

Metrô de BH terá intervalos de até 24 minutos na próxima semana por causa de obras

Mudanças na operação da Linha 1 acontecem entre os dias 19 e 27 de julho, devido as obras de revitalização da via permanente

O Metrô BH terá um aumento nos intervalos nas viagens da Linha 1, com 24 minutos em horários comuns e 12 minutos em horário de pico, entre os dias 19 e 27 de julho. Nos finais de semana, será 24 minutos durante todo o dia.

As mudanças na operação acontecem por conta das novas obras no sistema metroviário de Belo Horizonte, em que todos os componentes de um trecho da via permanente, por onde circulam os trens, serão substituídos.

Em comunicado, a Metrô BH informou que haverá trens extras da Estação Eldorado até a Estação Central, a fim de diminuir o intervalo das viagens nestes trechos para 7,5 minutos nos horários de pico.

Já na Estação Santa Inês, os trens passarão em uma só via durante todo o dia e será necessário que os clientes verifiquem a direção da composição antes de embarcar.

Nas Estações Santa Tereza e Horto, os trens também passarão em uma só via fora do horário de pico e será necessário que os clientes verifiquem a direção da composição antes de embarcar. No entanto, nos horários de pico, os trens passarão pelas duas vias, como habitual.

Avisos sonoros e colaboradores do Metrô BH estarão presentes nas estações, a fim de orientar em qual composição os clientes deverão embarcar.

Obras no Metrô BH

A chamada “revitalização da via permanente” teve início em novembro de 2023. Segundo a Metrô BH, a empresa já concluiu dois de quatro trechos, entre as Estações Eldorado e Santa Tereza. A finalização está prevista para 2027.

As atividades realizadas incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e dos lastros (camada de pedra britada), além da troca de dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo