Ouvindo...

Governo Zema vai fechar delegacia de crimes de trânsito em BH; sindicato critica

Unidade é responsável por atender ocorrências envolvendo crimes de trânsito, furtos e roubos de veículos; PCMG defende otimização de recursos

Deictran, em BH

A Delegacia de Plantão do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), localizada na Avenida João Pinheiro, em Belo Horizonte, será desativada no próximo dia 25 de junho.

A decisão foi confirmada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em nota enviada à Itatiaia e é criticada pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol/MG), que alerta para prejuízos no atendimento à população e no combate a crimes de trânsito e furto de veículos.

A unidade é responsável por atender ocorrências envolvendo crimes de trânsito, furtos e roubos de veículos e registros que impedem a circulação de veículos furtados. De acordo com o presidente do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira, a interrupção desse serviço pode facilitar a atuação de criminosos.

“Os investigadores que atuam ali são os responsáveis por colocar esses impedimentos permanentes nos sistemas, e agora a população vai ficar descoberta”, afirmou.

Leia também

Além disso, o sindicato aponta que o fechamento pode sobrecarregar outras delegacias da capital, como as CEFLANs (Centros de Flagrantes), que já enfrentam filas e superlotação. “Tem gente que chega a esperar 10, 12 horas para fazer um simples registro de ocorrência. E não estamos falando só de quem procura a delegacia espontaneamente, mas também de pessoas conduzidas sob prisão”, destacou.

Para o Sindpol, a medida foi tomada sem diálogo com os servidores. A entidade pretende protocolar um pedido formal à chefe da Polícia Civil, delegada Letícia Gamboge, solicitando a revisão da decisão.

“Estamos diante de uma política desastrosa de segurança pública, que penaliza quem trabalha e quem depende do serviço policial para ter justiça e proteção”, concluiu o presidente do sindicato.

O que diz a PCMG?

Já a Polícia Civil defende que a mudança tem como objetivo otimizar os recursos humanos diante da baixa demanda de ocorrências na unidade.

Em nota, a instituição informou que os servidores do Deictran serão realocados para outras delegacias de plantão da capital, mantendo o mesmo regime de trabalho.

Veja a nota na íntegra:

“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que as atividades da Delegacia de Plantão do DEICTRAN, unidade responsável por receber as ocorrências policiais, com pessoas conduzidas, envolvendo crimes de trânsito praticados em Belo Horizonte, serão descontinuadas a partir do dia 25 de junho.

A decisão foi baseada na necessidade de otimização dos recursos humanos, tendo em vista o reduzido número de ocorrências policiais destinadas à referida delegacia. Os servidores serão lotados em outras unidades de plantão na capital, portanto com o mesmo regime de trabalho.

A PCMG esclarece que o recebimento das ocorrências envolvendo crimes de trânsito será realizado pelas delegacias de plantão de Belo Horizonte (DEPLANs I, II, III e IV), de acordo com o local dos fatos.

A PCMG reforça o compromisso de prestar com excelência o atendimento ao cidadão mineiro”.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.