Mais de mil pequenas intervenções estão sendo realizadas simultaneamente em 659 escolas estaduais de Minas Gerais durante o recesso escolar do meio do ano, que vai até 3 de agosto. O estado possui mais de 3 mil unidades de ensino, o que significa que cerca de 20% delas estão passando por melhorias neste período. O investimento ultrapassa R$ 452 milhões e deve beneficiar quase 400 mil alunos.
Segundo o subsecretário de Administração da Secretaria de Estado de Educação, Silas Fagundes de Carvalho, as obras incluem serviços como reparos em redes elétrica e hidráulica, pintura, limpeza de áreas externas e poda de árvores. Ele destaca que os recursos para manutenção predial são repassados geralmente no fim do ano e utilizados também durante as férias de julho.
Leia também:
“A escola fica fechada durante o recesso, o que facilita a execução das obras. São intervenções de menor porte, mas importantes para o bom funcionamento da escola. Esse recurso ajuda, por exemplo, em situações do período chuvoso, como infiltrações e inundações. Cada diretor tem acesso ao valor em conta e um checklist a seguir para garantir que a escola esteja pronta para receber os alunos no retorno das aulas, seja em fevereiro ou em agosto”, explica Silas.
Na capital mineira, Belo Horizonte, as 323 escolas da rede municipal também aproveitam a pausa para melhorias. Até o dia 1º de agosto, o foco da prefeitura está na revitalização e modernização das bibliotecas escolares.
De acordo com o gerente da Rede de Bibliotecas Escolares da Secretaria Municipal de Educação, Doemberg Mendes, as intervenções incluem troca de estantes, mesas e cadeiras, além da criação de ambientes mais acolhedores para a leitura, com pufes e almofadas.
“Reformar a biblioteca vai além do espaço físico. É garantir a preservação do acervo, torná-lo mais acessível e convidativo para as crianças. Estamos também implantando um sistema de automação que facilita empréstimos, devoluções e consultas, tanto por alunos quanto por professores”, detalha.
O próximo recesso escolar na rede municipal de ensino de Belo Horizonte está previsto para outubro, entre os dias 13 e 17. O encerramento do ano letivo será em 17 de dezembro.