Estudantes de várias
A Book Convites tem sede no bairro Carlos Prates, na região Noroeste da capital mineira, e está com o seu CNPJ ativo. A empresa já foi citada em boletins de ocorrência em Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Contagem e outras cidades.
Luisa Ribeiro, estudante de
“A gente não teve nem resposta de quando a gente receberia esse convite, muito menos o convite em si. A gente estava tendo alguns problemas com os prazos, problemas com as respostas. Sempre que a gente contactava a empresa de alguma forma, eram respostas genéricas, sem muito fundamento, sem muita convicção e até mesmo respostas que a gente não sabia exatamente como prosseguir.
A estudante de Engenharia de Produção disse que tentou fazer contato com a empresa por telefone, Whatsapp e email, mas não teve nenhum retorno.
“A última resposta que eu tive da empresa foi na última terça-feira (10), no qual a menina do planejamento responsável pela nossa turma disse que a gente teria uma resposta, mas que eles estavam com algum problema no planejamento, no desenvolvimento, e que ia passar para gerência da empresa o nosso caso”.
“Eu acho que o mais frustrante é saber que a gente tinha um sonho. Tem um ano que a gente tem esse contrato. Nos primeiros meses foi tudo maravilhoso, foi tudo um mar de rosas. Infelizmente, nos últimos meses, a gente tá vivendo meio que um filme de terror”, conclui a estudante.
Hellen Dias, estudante de Direito e também integrante da comissão de formatura, conta que no início do contrato, em 2024, a empresa era bem atenciosa. Mas a alegria deu lugar à decepção. Em junho, os estudantes foram informados que a empresa estava encerrando suas atividades e eles ficaram sem saber o que seria feito dos R$ 7 mil gastos com os convites
“O trabalho com a Book Convites realmente foi muito desgastante. Eles sempre se diziam ser referência no mercado, mas tudo que a gente estava vivendo, tudo que a gente estava passando foi completamente o oposto. A gente nunca tinha resposta, era sempre um descaso com a gente. A gente sempre tinha que correr muito atrás, tentar diversos telefonemas, contatos, mensagens e até mesmo ir de forma presencial na empresa. Agora a gente espera realmente que a empresa se posicione e dê algum retorno, alguma nota de esclarecimento, porque foi realmente do nada”.
A estudante de Direito ainda destaca uma situação curiosa: “Na própria semana do dia 13 (de junho), eles estavam ainda cobrando da gente para que a gente preenchesse o sistema deles com os textos, para a gente colocar as fotos também que iriam no convite. E aí na sexta-feira, no período da noite, a gente foi surpreendido com essa notícia (do fechamento da empresa). Nós enviamos hoje uma notificação extrajudicial para eles e eles têm um prazo de 48 horas para poder se posicionar. Caso contrário, a gente vai sim acionar a Justiça porque essa situação é inaceitável”.
A Itatiaia tentou contato com a Book Convites por telefone, email e redes sociais, sem sucesso. A empresa e seu sócio são alvo de ações de penhora pedidas por bancos e até um processo por inadimplência no pagamento de aluguéis, segundo o sistema judiciário. O espaço para posicionamento segue aberto.