Ouvindo...

Cidade mineira distribui repelente para mulheres grávidas

Número de casos em gestantes aumentou mais de 300% neste início de 2024

Cidade mineira distribui repelente para gestantes

Gestantes da cidade de Timóteo, município do interior de Minas Gerais, que realizam acompanhamento pela rede de saúde da cidade têm direito a repelentes gratuitos. Na região, os casos de dengue já ultrapassam 7 mil, enquanto os de chikungunya estão na casa dos 16 mil.

De acordo com a Prefeitura de Timóteo, a medida tem como objetivo proteger as mulheres grávidas de insetos transmissores de doenças, especialmente o Aedes aegypti. Além disso, a ação visa auxiliar na contenção dos impactos das arboviroses na comunidade.

Leia também

Dengue em gestantes

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em publicação divulgada nesta semana, apontou que grávidas e puérperas são mais suscetíveis a complicações da doença, bem como a evolução de formas mais graves. A enfermidade pode também afetar o feto em desenvolvimento.

Além disso, segundo dados do Ministério da Saúde, o número de casos de dengue em gestantes aumentou 345,2% nas seis primeiras semanas deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023.

Repelente em Timóteo

Para retirar o repelente, as gestantes da cidade mineira devem comparecer a uma das 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A distribuição é limitada a uma unidade por gestante, por mês.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia