Ouvindo...

Essa música é feita por IA ou por um artista? Estudo da UFMG investiga se as pessoas conseguem saber a diferença

Público é convidado a ouvir músicas e responder algumas questões. O objetivo? Entender como as pessoas percebem e diferenciam canções criadas por humanos e máquinas

UFMG está na lista das melhores instituições de ensino do país

Essa música é feita por Inteligência Artificial (IA) ou por um artista? Depois de ouvir cinco pares de músicas, o público é convidado a responder algumas questões em um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é investigar como as pessoas percebem músicas criadas por humanos e por máquinas.

Em meio ao rápido avanço da IA generativa, questões como criatividade, autenticidade e papel da tecnologia na arte são levantadas. Diante desse cenário, a proposta do Estudo de Percepção da Humanidade é compreender como distinguir uma música feita por um artista de uma composição gerada pela ferramenta.

Os interessados em participar poderão ouvir as faixas quantas vezes quiserem. Para participar basta apenas acessar o link a seguir ( https://hpc.uai.science/), informar o e-mail e seguir as orientações.

O projeto é conduzido pelo professor Flávio Vinicius Diniz de Figueiredo. Para o pesquisador, o objetivo do estudo é compreender a percepção do público diante dessas novas criações.

“O impacto da IA na indústria musical ainda é um tema em aberto. Para mim, ela é uma ferramenta que amplia possibilidades, assim como a guitarra elétrica ou a bateria eletrônica fizeram no passado”, explica.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas