Tradicionalmente, o Dia dos Pais é uma das datas mais lucrativas para bares e restaurantes. Neste ano, 76% dos empresários do setor em Minas Gerais esperam vender mais do que em 2024. O levantamento, feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostra ainda que cerca de um em cada quatro entrevistados aposta em um crescimento de até 10% nas vendas.
A presidente da Abrasel em Minas Gerais, Carla Rocha, traz mais detalhes da pesquisa: 71% das empresas projetam faturar mais neste Dia dos Pais. Destas, 19% estimam um aumento de até 5% no faturamento, enquanto 29% esperam crescimento entre 6% e 10%.
Leia também:
Assim como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais é uma data muito importante para o setor. Bares e restaurantes costumam preparar cardápios especiais e pedem atenção dos pais e seus familiares: quem quiser fazer uma reserva deve se antecipar, para que a cozinha possa se organizar e garantir um atendimento de qualidade, sem contratempos — aproveitando o dia com muito amor.
E é bom mesmo não deixar a reserva para a última hora, pois a procura está alta, como destaca o proprietário dos restaurantes Mon Jardim, Leonardo Marques:
“O número de reservas já vem aumentando. A gente percebe um movimento diferente, com o fechamento de pacotes — algo mais raro de acontecer. Normalmente, não fazemos grandes alterações no cardápio, até por conta da crise de mão de obra. Então, mantemos o ‘feijão com arroz’, que é o do dia a dia. Mas a expectativa está bem interessante, e isso já se reflete no movimento de reservas, que vem crescendo gradativamente.”
Nos seus cálculos, já há uma estimativa de aumento: “Em termos percentuais, posso falar em 50% a 60% a mais nas reservas. Até sexta-feira, esse número deve estar encerrado — não vamos conseguir atender além disso, será por ordem de chegada.”