Belo Horizonte possui mais de 6 mil profissionais de creche. Fazem parte desse universo professores, em sua maioria formados em Pedagogia, diretores, coordenadores e equipes de apoio.
Esses profissionais são divididos entre as 254 unidades de ensino conveniadas e parceiras espalhadas pelos bairros da capital e levam por dia ensinamentos a quase 30.000 crianças.
Neste dia 20 de outubro é celebrado o Dia do Profissional de Creche, profissionais que abrem as portas do universo da educação infantil em BH.
A Itatiaia entrevistou Michelle Carvalho, diretora de duas creches no bairro Camargos, na regional Noroeste de
“Hoje as creches são todas muito bem equipadas. Profissionais formados pedagogos. A gente trabalha o cuidado e a pedagogia num horário integral, seguindo as preposições curriculares do município”, disse.
Viviane Anselmo, coordenadora pedagógica da Roda Educativa, valida como positiva as alterações no modo de ensinar e zelar pelas crianças.
“Esse atendimento vem passando por mudanças bem importantes. Mudanças históricas. Porque além de zelar pela segurança dessas crianças enquanto suas familiares trabalham, a creche precisa pensar nas experiências educativas que elas vão vivenciar nesse espaço, no currículo que vai ser construído, já que isso passa a ser um direito dos bebês das crianças”, afirmou.
A especialista reforçou a importância de uma formação inicial adequada e continuada para um melhor planejamento pedagógico, materiais que sejam desafiadores e a construção de ações educativos que contribuam para o desenvolvimento.