Ouvindo...

BH entra em alerta de frio: até quando as temperaturas devem cair?

Massa de ar polar mantém mínimas abaixo de 10 °C até, pelo menos, sexta-feira (24), de acordo com a Defesa Civil

BH sob alerta de frio

Belo Horizonte iniciou a semana sob alerta de frio. A massa de ar polar que avança sobre o estado mantém as temperaturas baixas nas primeiras horas da manhã, com previsão de marcas em torno — ou até abaixo — de 10 °C até o fim da semana.

“O frio deve ir pelo menos até sexta-feira (24), com um aumento lento e gradativo das temperaturas ao longo da semana”, disse Lizandro Gemiacki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta segunda-feira (20), a capital amanheceu com 11,2 °C, mas a sensação térmica chegou a -10,1 °C na Região Oeste, segundo a Defesa Civil.

“A passagem de uma frente fria ao longo do sábado explica o frio desta segunda-feira. Depois da frente, o avanço de uma massa de ar frio fez as temperaturas caírem e provocou fortes rajadas de vento”, afirmou Lizandro.

Os ventos também chamaram atenção, com rajadas de até 84,6 km/h durante a madrugada.

O frio pegou muita gente de surpresa, mas, segundo Lizandro, é um comportamento típico da estação. “Outubro é um mês de transição, então é relativamente comum ocorrerem essas mudanças bruscas”, explicou.

O dia mais frio registrado em 2025 até o momento foi 12 de junho, quando a temperatura mínima chegou a 8,1 °C. Sobre possíveis novos recordes, o meteorologista afirmou: “É possível, mas pouco provável.”

Veja as recomendações:

  • Hidrate-se;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
    Fonte: Defesa Civil
Leia também

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.