Ouvindo...

‘Cortejo da Tornozeleira': integrantes de blocos de carnaval ocupam Praça da Estação, em BH, em protesto

Enquanto blocos de carnaval celebraram a decisão sobre a tornozeleira eletrônica neste sábado (20), na Praça da Estação, manifestantes bolsonaristas se preparam para ato neste domingo (21), na Praça da Liberdade

Ato ocorre na manhã deste sábado (19) na Praça da Estação, em BH

Integrantes de blocos de carnaval de Belo Horizonte foram às ruas neste sábado (20) para realizar o “Cortejo da Tornozeleira”, ato que marca a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impor o uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A concentração começou às 10h, na Praça da Estação, no Centro da capital. Organizado por meio das redes sociais, o evento convida os participantes a levarem instrumentos e vestirem verde e amarelo.

A decisão do STF foi tomada na sexta-feira (19), dentro da investigação da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de fuga do ex-presidente e pedido de asilo político aos Estados Unidos.

Leia também: 59% apoiam operação contra Bolsonaro nas redes sociais, aponta Quaest
Ao lado de ministro de Lula, Simões critica operação da PF contra Bolsonaro

A tornozeleira eletrônica integra o Projeto de Monitoração Eletrônica Prisional e funciona como alternativa à prisão em regime fechado. O equipamento permite o monitoramento em tempo real da localização da pessoa, contribuindo para o controle judicial e a segurança pública.

Leia também

Ato da direita

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vão retomar os protestos nas ruas com foco no Supremo Tribunal Federal (STF) e no governo federal. Além do “Fora Moraes”, os manifestantes também pretendem entoar palavras de ordem contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o slogan “Fora Lula”.

Na capital mineira, o ato está sendo organizado pelo movimento Direita BH e está marcado para o próximo domingo (20), às 10h, na Praça da Liberdade.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.