Integrantes de blocos de carnaval de Belo Horizonte foram às ruas neste sábado (20) para realizar o “Cortejo da Tornozeleira”, ato que marca a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impor o uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A concentração começou às 10h, na Praça da Estação, no Centro da capital. Organizado por meio das redes sociais, o evento convida os participantes a levarem instrumentos e vestirem verde e amarelo.
A decisão do STF foi tomada na sexta-feira (19), dentro da investigação da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de fuga do ex-presidente e pedido de asilo político aos Estados Unidos.
Leia também:
A tornozeleira eletrônica integra o Projeto de Monitoração Eletrônica Prisional e funciona como alternativa à prisão em regime fechado. O equipamento permite o monitoramento em tempo real da localização da pessoa, contribuindo para o controle judicial e a segurança pública.
Ato da direita
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vão retomar os protestos nas ruas com foco no Supremo Tribunal Federal (STF) e no governo federal. Além do “Fora Moraes”, os manifestantes também pretendem entoar palavras de ordem contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o slogan “Fora Lula”.
Na capital mineira, o ato está sendo organizado pelo movimento Direita BH e está marcado para o próximo domingo (20), às 10h, na Praça da Liberdade.