Ouvindo...

Carro capota após motorista tentar subir ladeira na região Centro-Sul de BH

A via tem inclinação acentuada. Segundo a BHTrans, a sinalização no local orienta os condutores sobre limite de velocidade e potência dos veículos

O incidente foi flagrado por câmaras de segurança na última quarta-feira (20)

Imagens do circuito de segurança mostram o momento em que um carro atinge o muro de uma casa na Rua Matipó, no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, após derrapar e capotar em uma ladeira. A rua é apontada por moradores como um local perigoso, principalmente, para quem tenta subi-la.

O incidente aconteceu na última quarta-feira (20) no início da tarde. Segundo a BHTrans, a via tem “ declividade acentuada”. O órgão destaca que o local conta com sinalização, que orienta os condutores sobre limite de velocidade, potência dos veículos que acessam a via e necessidade do sistema de frenagem em bom estado nas descidas.

Leia também

“A BHTrans esclarece que a Rua Matipó, no Bairro Santo Antônio, está amplamente sinalizada, sobretudo em relação à proibição do tráfego de veículos de carga (subindo e descendo)”, detalha a pasta em nota enviada à Itatiaia.

Um morador da rua Matipó ouvido pela reportagem, que não será identificado, conta que a via já registrou, inclusive, um acidente envolvendo um caminhão. De acordo com o morador, algumas pessoas passam pela rua com carros que não contam com sistema de freio apropriado.

Ele relata que é difícil acontecer acidentes como o registrado na última quarta-feira (20), apesar da declividade acentuada da via. Segundo o morador, incidentes como esse levantam debates entre outros moradores por uma mão única na via ou pelo recapeamento do asfalto.

“Nessa subida, são carros que não são preparados, como o dos moradores, com um pneu inapropriado, freio fraco. Os carros começaram a ‘cantar pneu’, fazer muito barulho, motos também fazendo muito barulho com o motor, e isso começou a incomodar alguns moradores dessa parte muito inclinada da rua”, explica o morador à Itatiaia.

“Acho que a solução que alguns apontam seria um recapeamento do asfalto apropriado para maior aderência dos pneus”, defende.

Segundo o cidadão, quem vive na região sabe que a via é ‘complicada’, inclusive, descendo. “Quando chove, tem morador que prefere subir do que descer. Com a chuva é quase uma cachoeira que fica. A pessoa tem medo de descer o carro”, detalha.

Clique aqui e assista ao vídeo

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.