Cristiano Medeiros Graciano, de 47 anos, conhecido como “Budega” e apontado por nossas fontes como um dos maiores traficantes de Minas Gerais, e seu filho, Mateus Martins Medeiros, de 24 anos, foram presos pela Polícia Federal no fim da tarde desta quinta-feira (21), em uma luxuosa mansão no bairro Recreio dos Bandeirantes, bairro nobre da zona Oeste do Rio de Janeiro.
“Budega” seria o responsável por movimentar enormes quantidades de droga, além de possuir muitas conexões com o cenário do crime organizado. Entre seus contatos, estaria Luiz Carlos da Rocha, o vulgo “Cabeça Branca”, apontado como um dos maiores narcotraficantes do Brasil.
Homem é morto a tiros a caminho do trabalho em Contagem, na Grande BH Esposa de delegado suspeito de assédio usou fotos de crianças para ameaçar vítima Caeté: delegacia que limita atendimento a mulheres está no radar da Corregedoria
Além disso, “Budega” possui histórico de fugas da cadeia. Em 2018, o traficante fugiu da Penitenciária Nelson Hungria em Contagem, na Grande BH, sendo recapturado em junho do mesmo ano.
Já em março do ano passado, “Budega” fugiu do regime semiaberto e, desde então, era considerado foragido da Justiça.
Seu filho, Mateus Martins Medeiros, estava foragido desde 27 de dezembro de 2023 e responde por uma série de crimes, incluindo tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e corrupção. Um detalhe curioso e revelador é que o rapaz tem nas costas uma tatuagem de Pablo Escobar, o maior narcotraficante da história.
Carros de luxo, mansão e tatuagem de Pablo Escobar: a vida luxuosa de “Budega” e seu filho no RJ
Os dois foram encaminhados para o sistema penitenciário fluminense e ainda não há previsão se serão transferidos para Minas Gerais. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (Ficco/MG) deu apoio à operação.