Belo Horizonte registrou chuva extremamente forte na tarde deste sábado (21). As regiões mais atingidas são Leste, Centro-Sul, Norte e Nordeste, conforme a Defesa Civil Municipal.
Segundo o órgão, devido ao volume de chuva acumulado nas últimas horas e à previsão de mais precipitações, há risco geológico forte nas regionais Noroeste, Centro-Sul e Oeste até a próxima quarta-feira (25).
Vídeos obtidos pela reportagem mostram a forte chuva na Avenida Afonso Pena, onde o DJ e produtor Pedro Sampaio retorna ao Carnaval de Belo Horizonte para se apresentar. Também houve chuva intensa no bairro Boa Vista, na Região Leste da capital.
BH registra chuva extremamente forte na tarde deste sábado (21) pic.twitter.com/HDNdMpmLUi
— Itatiaia (@itatiaia) February 21, 2026
“Recomenda-se atenção ao grau de saturação do solo, a sinais nas construções e cuidado com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos”, informa trecho do alerta.
Para este
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o fim de semana será marcado por muitas nuvens e tempo instável em todo o estado. A previsão indica chuva fraca e contínua por algumas horas, quanto em pancadas mais intensas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e trovões.
Neste domingo (22), o cenário se mantém, com céu parcialmente nublado a nublado e pancadas de chuva, raios e rajadas de vento, especialmente a partir da tarde. Também há possibilidade de chuva moderada a forte. Em Belo Horizonte, os termômetros devem variar entre 18 °C e 29 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 60% à tarde.
Recomendações durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.