Chuva forte atinge BH, e Defesa Civil alerta para risco geológico até quarta-feira (25)

Regiões Leste e Centro-Sul foram as mais afetadas neste sábado (21); previsão indica mais temporais no fim de semana, com possibilidade de rajadas de vento

Chuva forte atinge BH e Defesa Civil alerta para risco geológico até quarta-feira (25)

Belo Horizonte registrou chuva extremamente forte na tarde deste sábado (21). As regiões mais atingidas são Leste, Centro-Sul, Norte e Nordeste, conforme a Defesa Civil Municipal.

Segundo o órgão, devido ao volume de chuva acumulado nas últimas horas e à previsão de mais precipitações, há risco geológico forte nas regionais Noroeste, Centro-Sul e Oeste até a próxima quarta-feira (25).

Vídeos obtidos pela reportagem mostram a forte chuva na Avenida Afonso Pena, onde o DJ e produtor Pedro Sampaio retorna ao Carnaval de Belo Horizonte para se apresentar. Também houve chuva intensa no bairro Boa Vista, na Região Leste da capital.

“Recomenda-se atenção ao grau de saturação do solo, a sinais nas construções e cuidado com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos”, informa trecho do alerta.

Para este sábado (21), a previsão indica céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento, principalmente a partir da tarde. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista é de 18 °C e a máxima de 30 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 50% no período da tarde.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o fim de semana será marcado por muitas nuvens e tempo instável em todo o estado. A previsão indica chuva fraca e contínua por algumas horas, quanto em pancadas mais intensas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e trovões.

Neste domingo (22), o cenário se mantém, com céu parcialmente nublado a nublado e pancadas de chuva, raios e rajadas de vento, especialmente a partir da tarde. Também há possibilidade de chuva moderada a forte. Em Belo Horizonte, os termômetros devem variar entre 18 °C e 29 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 60% à tarde.

Recomendações durante a chuva:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...