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BR-040 entre BH e Juiz de Fora terá limites de velocidades alterados entre 40 km/h e 100 km/h; confira os trechos

Anteriormente, a via tinha limites que variavam entre 30 km/h e 110 km/h; Nova sinalização dos trechos alterados tem previsão de conclusão para julho

As novas velocidades variam entre 40 km/h e 100 km/h

A BR-040 terá a velocidade máxima ajustada em trechos específicos entre Belo Horizonte e Juiz de Fora a partir deste mês. A medida estava prevista no contrato de concessão e tem objetivo de reforçar a segurança viária. A EPR Via Mineira assumiu a concessão da BR-040 em agosto de 2024.

As novas velocidades variam entre 40 km/h e 100 km/h e foram definidas a partir de estudos da EPR Via Mineira, concessionária que administra a rodovia, e ponderações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Anteriormente, a via tinha limites que variavam entre 30 km/h e 110 km/h.

Para definir os novos limites, foram considerados critérios como relevo, geometria da pista, volume de tráfego, presença de áreas urbanas ou densamente povoadas e a ocorrência de acidentes. As novas sinalizações começaram a ser colocadas nesta semana. Segundo a concessionária, a previsão é que todas as novas sinalizações já estejam colocadas em julho.

Além da nova sinalização, a concessionária também promete a implantação de oito novos radares em pontos estratégicos da BR-040. Os novos equipamentos devem entrar em operação até julho, segundo a EPR Via Mineira.

Os novos radares serão implementados no sentido Juiz de Fora, de Nova Lima, nos km 545,9 e 551,4. Com velocidade máxima de 100 km para veículos leves e 80 km para veículos pesados. Em Itabirito, o novo equipamento segue no km 589,9, no sentido Belo Horizonte, com velocidade máxima de 60 km.

Já em Congonhas, serão três novos radares: km 603,7, no sentido BH, com velocidade máxima de 80 km/h; no sentido Juiz de Fora, do km 614,6, com velocidade máxima de 60 km/h. Em Barbacena, no km 716,3, no sentido BH, com velocidade máxima de 60 km/h. Já em Santos Dumont, no km 737,1, no sentido BH, com velocidade máxima de 60 km/h.

A empresa também estuda a modernização e a substituição da tecnologia dos radares existentes. As pesquisas seguem em análise pela Agência Nacional Transportes Terrestres (ANTT).

Confira os trechos

Município(s)
Trecho (km)
Velocidade (km/h)
Belo Horizonte
543,5 – 544,5
80
Nova Lima
544,5 – 561,2
100 (leves) / 80 (pesados)
Nova Lima
561,2 – 566,9
80
Nova Lima
566,9 – 568,4
60
Nova Lima / Itabirito
568,4 – 575,3
80
Itabirito
575,3 – 576,8
60
Itabirito
576,8 – 577,7
80
Itabirito
577,7 – 580,3
60
Itabirito
580,3 – 583,3
80
Itabirito
583,3 – 584
60
Itabirito
584 – 585,1
80
Itabirito / Ouro Preto
585,1 – 598,1
60
Ouro Preto
598,1 – 601,5
80
Congonhas
601,5 – 603
60
Congonhas
603 – 605,7
80
Congonhas
605,7 – 609,2
60
Congonhas
609,2 – 610,3
80
Congonhas / Cons. Lafaiete
610,3 – 621,9
60
Cons. Lafaiete
621,9 – 622,7
40
Cons. Lafaiete
622,7 – 633,2
60
Cons. Lafaiete
633,2 – 633,7
40
Cons. Lafaiete
633,7 – 634,2
60
Cons. Lafaiete
634,6 – 637,9
80
Cons. Lafaiete
637,9 – 643,5
60
Cons. Lafaiete / Cristiano Otoni
643,5 – 648,7
80
Cristiano Otoni
648,7 – 649,3
60
Cristiano Otoni
649,3 – 649,8
40
Cristiano Otoni
649,8 – 650,1
60
Cristiano Otoni
650,1 – 650,7
80
Cristiano Otoni
650,7 – 653
60
Cristiano Otoni
653 – 656,1
80
Cristiano Otoni / Carandaí
656,1 – 657,8
60
Carandaí
657,8 – 659,6
80
Carandaí
659,6 – 661,9
60
Carandaí
661,9 – 662,6
80
Carandaí
662,6 – 668,1
60
Carandaí
668,1 – 668,8
80
Carandaí
668,8 – 669,2
60
Carandaí
669,2 – 670,1
80
Carandaí
670,1 – 673,6
60
Carandaí
673,6 – 674,1
80
Carandaí
674,1 – 675,7
100
Carandaí / Ressaquinha
675,7 – 679,4
80
Ressaquinha
679,4 – 685,1
60
Ressaquinha
685,1 – 685,8
80
Ressaquinha
685,8 – 687,1
60
Ressaquinha / A. Vasconcelos
687,1 – 692,1
80
Alfredo Vasconcelos
692,1 – 692,4
60
Alfredo Vasconcelos
692,4 – 693,1
40
Alfredo Vasconcelos
693,1 – 693,5
60
Alfredo Vasconcelos
693,5 – 693,8
40
Alfredo Vasconcelos
693,8 – 694,7
80
Alfredo Vasconcelos / Barbacena
694,7 – 696,6
60
Barbacena
696,6 – 697,1
40
Barbacena
697,1 – 703,3
60
Barbacena
703,3 – 705,1
80
Barbacena
703,3 – 708,4
60
Barbacena
708,4 – 709,4
80
Barbacena
709,4 – 710,5
60
Barbacena
710,5 – 711,1
80
Barbacena
711,1 – 711,9
60
Barbacena
711,9 – 713,3
80
Barbacena
713,3 – 714,3
60
Barbacena
714,3 – 715,1
80
Barbacena
715,1 – 718,6
60
Barbacena
718,6 – 721,4
80
Barbacena
721,4 – 721,9
60
Barbacena
721,9 – 722,4
80
Barbacena
722,4 – 724,4
60
Barbacena / Oliveira Fortes
724,4 – 725,9
80
Oliveira Fortes
725,9 – 726,4
60
Oliveira Fortes
726,4 – 730,6
50
Oliveira Fortes
730,6 – 731,2
60
Oliveira Fortes
731,2 – 731,7
50
Oliveira Fortes / Santos Dumont
731,7 – 733,4
60
Santos Dumont
733,4 – 734,7
80
Santos Dumont
734,7 – 740,6
60
Santos Dumont
740,6 – 743,3
50
Santos Dumont
743,3 – 746,3
40
Santos Dumont
746,3 – 746,9
50
Santos Dumont
746,9 – 748,9
60
Santos Dumont
748,9 – 749,4
50
Santos Dumont
749,4 – 752,7
60
Santos Dumont
752,7 – 754,1
80
Santos Dumont / E. da Câmara
754,1 – 755,2
60
Ewbank da Câmara
755,2 – 756,4
80
Ewbank da Câmara
756,4 – 757,4
60
Ewbank da Câmara
757,4 - 759
40
Ewbank da Câmara
759 - 760
60
Juiz de Fora
760 - 763
80
Juiz de Fora
763 – 764,2
60
Juiz de Fora
764,2 – 764,8
80
Juiz de Fora
764,8 – 766,2
100
Juiz de Fora
766,2 – 769,9
80
Juiz de Fora
769,9 – 770,6
60
Juiz de Fora
770,6 – 773,3
80

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Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas