Após a confirmação da presença do vírus da raiva em um morcego encontrado morto, a Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, iniciou uma campanha emergencial de vacinação de cães e gatos.
A ação segue até o próximo sábado (3), das 8h às 17h, nos bairros Cidade Verde — onde o morcego foi localizado —, Morada do Trevo e Riviera.
De acordo com Paula Luía Silveira de Felipe, veterinária do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde de Betim, a imunização está sendo feita tanto em visitas domiciliares quanto em pontos fixos.
Leia também:
“Estamos atuando casa a casa nos três bairros, mas também com um posto fixo em cada um deles”, explicou.
A meta da prefeitura é vacinar cerca de mil animais.
Segundo caso
Este é o segundo caso de raiva em morcegos registrado no município em 2025. O primeiro foi há cerca de dois meses, no bairro Petrópolis. Nenhum caso foi identificado em humanos, cães ou gatos até o momento — o que não ocorre desde a década de 1980.
Mesmo sem registros em pessoas ou pets, a veterinária alerta para os riscos da doença. “A raiva pode ser transmitida por mordidas ou arranhões de animais infectados, como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos. Em caso de contato com morcegos mortos ou com comportamento anormal, o recomendado é não tocar no animal. Cubra com um balde, pano ou caixa e acione a Vigilância em Zoonoses de Betim. O material será recolhido e encaminhado para análise laboratorial”, reforçou.
Vacinação em BH
Em Belo Horizonte, haverá vacinação contra a raiva em cães e gatos amanhã (1º) e sábado (2), das 10h às 16h, no Minas Shopping, região nordeste. Uma tenda será montada no estacionamento E5. Vão poder receber a dose os animais a partir de três meses de idade.
A ação é promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte. Lembrando que a campanha anual está prevista para o fim de agosto, com abertura de vários pontos de vacinação em todas as regionais da cidade.