Um morcego contaminado com o vírus da raiva foi encontrado morto no quintal de uma casa em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O caso aconteceu no dia 30 de maio, mas só foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim nesta quinta-feira (12).
O animal foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) de Betim e encaminhado para um laboratório de referência, que confirmou a presença do vírus. Para evitar a disseminação da doença da raiva, a prefeitura organiza uma ação de emergencial de vacinação antirrábica.
O que é a raiva humana? Entenda sintomas e prevenção da doença transmitida por morcegos Raiva: entenda por que matar morcegos não é uma solução para o controle da doença
Os agentes de saúde vão vacinar os cães e gatos de todas as casas em um raio de 500 metros da residência onde o morcego foi encontrado, localizada na rua Visconde de Itaboraí, no bairro Jardim Petrópolis. A vacinação acontece nesta sexta-feira (13) e sábado (14), das 8h às 17h.