Passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, enfrentam caos nas esteiras de restituição de bagagens. A reportagem da Itatiaia foi ao terminal nesta terça-feira (24) e constatou que, em alguns casos, o tempo de espera para pegar a mala demora mais do que o voo.
Entre as principais queixas dos passageiros estão atraso na liberação das bagagens, falta de informação por parte da companhia aérea e também extravio de volumes. Quem chegou ao terminal, tanto em voos nacionais quanto internacionais, nesta terça (24), precisou esperar até uma hora na esteira. Em alguns casos, sem qualquer explicação, como relata o analista de sistemas Josias Valengo, de 45 anos, que chegou em Confins de São Paulo.
“Despachei a mala em São Paulo. Cheguei aqui 7h20 e estou até as 8h30 esperando a mala. Uma hora aguardando e eles não dão nenhuma justificativa, nenhuma explicação. Simplesmente fala que você tem que esperar, porque o volume é muito. E você tem que esperar na esteira. A gente pensa que a mala foi até extraviada”, lamentou.
A servidora pública Samara Queiroga saiu do Mato Grosso do Sul com destino a João Pessoa. “Estou em conexão, o voo atrasou, precisei despachar a mala a pedido deles lá em Campo Grande. Quando cheguei aqui, por causa deles, a gente perdeu a conexão”, disse a servidora, que ficou 40 minutos até pegar a bagagem na esteira.
Clientes, funcionários e taxistas informaram à reportagem que a empresa que faz o serviço foi trocada recentemente.
À Itatiaia, o BH Airport informou que todas as esteiras e demais equipamentos sob sua responsabilidade estão operando “normalmente”.
Leia a nota na íntegra
O BH Airport informa que todas as esteiras e demais equipamentos sob sua responsabilidade estão operando normalmente. Esclarecemos que o manuseio e a restituição de bagagens são atividades de responsabilidade das companhias aéreas e de suas empresas prestadoras de serviço (handling).
Também reforçamos que acompanhamos de perto o processo de troca de empresa de handling no terminal, que tem como objetivo melhorar a experiência dos passageiros. Sabemos que períodos de transição podem gerar desafios pontuais e, por isso, mantemos diálogo constante com as companhias e suas prestadoras para apoiar na busca por soluções rápidas.
Em relação ao impacto registrado na manhã desta terça-feira, orientamos que as informações sejam apuradas diretamente com a companhia aérea responsável pela operação.
Assista pic.twitter.com/LN0biLc89u
— Itatiaia (@itatiaia) June 24, 2025