Ouvindo...

Prefeitura de Nova Lima confirma caso de Febre Oropouche

Resultado positivo para vírus Oropouche foi confirmado por análises laboratoriais da Fundação Ezequiel Dias (FUNED)

Estados do Norte do país enfrentam surto da doença

A prefeitura de Nova Lima informou nesta quarta-feira (4) que foi confirmando um caso de Febre Oropouche em um mico sagui. O animal foi encontrado próximo ao trevo do bairro Honório Bicalho na última sexta-feira (30).

Segundo o órgão, o resultado positivo para vírus Oropouche foi confirmado por análises laboratoriais da Fundação Ezequiel Dias (FUNED). A doença é transmitida principalmente por insetos como o maruim e também pode infectar humanos.

Apesar da confirmação, a prefeitura destaca que micos e outros primatas não transmitem o vírus diretamente aos seres humanos. “Eles atuam como sentinelas para a vigilância de doenças, ajudando a identificar a presença do vírus no ambiente. Portanto, não devem ser perseguidos, maltratados ou mortos”, aponta.

Confira as recomendações para população:

  • Evite acúmulo de matéria orgânica e lixo, que pode atrair os vetores transmissores.
  • Use repelente, principalmente em áreas com matas ou vegetação densa.
  • Em caso de febre, dor de cabeça intensa, dor muscular ou outros sintomas, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
  • Não manipule animais mortos ou doentes. Caso encontre primatas ou mamíferos mortos, entre em contato com a Zoonoses pelo telefone 3180-6098 ou 3190-6099, ou aos finais de semana e feriados, através do 98868-8125.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento