As obras de revitalização da linha permanente do metrô de Belo Horizonte atingiram mais de 50% de conclusão. Os trabalhos, que incluem a troca de trilhos, dormentes e cabos de energia, foram divididos em quatro etapas, das quais duas já foram finalizadas.
''O Metrô BH já concluiu trecho 1 e trecho 2 e iniciamos agora o terceiro trecho de revitalização da via permanente’'', afirmou Felipe Aquino, gerente de manutenção da Metrô BH. Os trabalhos no terceiro trecho começam no dia 31 e serão encerrados no dia 8. O trabalho é ininterrupto, ocorrendo 24 horas por dia uma vez iniciado.
Impacto para os usuários
Franque Ferreira, gerente de operações da Metrô BH, detalha as mudanças que os usuários enfrentarão. O intervalo entre os trens será ampliado, passando de 7 para 11 minutos no horário de pico, e de 15 para 25 minutos fora do horário de pico.
Leia também:
Além disso, haverá alterações no embarque em algumas estações. Na estação Horto, por exemplo, os usuários com destino a Vilarinho e Eldorado embarcarão na mesma plataforma. Nas estações Santa Tereza e Santa Efigênia, o embarque para ambas as direções ocorrerá no mesmo lado.
Ferreira ressalta a importância de os passageiros ficarem atentos: ‘Os usuários devem redobrar a atenção e checar bem para onde está indo o trem’. A Metrô BH disponibilizará equipes nas estações para orientar os passageiros e evitar que peguem o trem na direção errada.
Quanto à impossibilidade de realizar os trabalhos durante a madrugada, Ferreira explica: ''Se trata de um serviço onde eu não tenho como tirar a linha e colocá-la em quatro horas de atividade noturna que normalmente a gente faz nas madrugadas’’. O prazo estimado para a conclusão desta etapa é de dez dias, visando restabelecer o trilho com segurança e praticidade para os usuários.