Entre 2004 e abril de 2025, Minas Gerais ocupou a segunda posição no ranking dos estados que mais consumiu whey protein no Brasil. As informações são de uma pesquisa recente feita pela Growth Supplements, via agência Conversion News.
O estado mineiro fica atrás somente do Distrito Federal quando o assunto é consumir o suplemento alimentar. Segundo a pesquisa, o aumento das buscas pelo item pode estar associado ao crescimento da cultura fitness nas principais cidades do estado, como Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora.
No ranking, outros estados também se destacam, como Espírito Santo, Sergipe e Santa Catarina.
Desde 2022, o consumo de whey protein entre os brasileiros vem crescendo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o consumo do suplemento aumentou 25% em 2022 em relação a 2021, e a expectativa é de que o mercado continue crescendo a uma taxa de 8% ao ano até 2029.
Atualmente, o Brasil é o 4º maior consumidor de whey protein no mundo, movimentando cerca de R$ 6,4 bilhões em 2023, com projeções de alcançar R$ 10,8 bilhões até 2028.