Uma aeronave de pequeno porte realizou um pouso de emergência no aeródromo municipal de Araguari, no triângulo mineiro, na tarde deste sábado (10). O incidente ocorreu por volta das 14h22 e envolveu um avião monomotor que transportava duas pessoas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo relatos de uma moradora da região que acionou o Corpo de Bombeiros, a aeronave foi avistada ainda no ar realizando movimentos irregulares e sucessivos de zigue-zague, subindo e descendo de forma instável, como uma “montanha-russa”. O comportamento fora de controle também foi presenciado por pessoas nas proximidades do aeródromo.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a aeronave pode ter tocado o solo diretamente com o bico, ou com a hélice, o que pode ter causado o capotamento. Outra informação repassada pela 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari indica que um dos pneus estourou durante a manobra de pouso.
As duas pessoas a bordo sofreram escoriações, como quebra dos dentes e uma fratura mandibular. As vítimas foram atendidas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, que prestaram os primeiros socorros, e foram encaminhadas ao serviço de saúde municipal (UPA Araguari) para avaliação médica e seguem em observação.
As informações sobre o acidente estão sendo encaminhadas ao SENIPA (Serviço Regional de Investigação e Prevenção Acidentes Aeronáuticos, também referido como SERIPA) e à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, iniciou os trâmites para envio das informações técnicas e circunstanciais aos órgãos competentes.
Em nota, a prefeitura lamentou o ocorrido e informou que o aeródromo se encontra oficialmente fechado, sem autorização do Ministério de Portos e Aeroportos para operações aéreas, exceto em casos emergenciais de órgãos governamentais. A DMAIS (Diretoria Municipal de Apoio à Indústria e ao Setor Aeroportuário) adicionou que o projeto de revitalização do aeroporto já foi protocolado e aguarda análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil.