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Confiança do consumidor em BH tem alta em abril; intenção de compra é maior entre as mulheres

Já a percepção sobre inflação, economia do país, emprego e finanças familiares passadas indica pessimismo

Confiança do consumidor está em alta em BH

O Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), calculado pelo Ipead/UFMG, cresceu 6,08% em abril de 2025, atingindo 41,63 pontos. Apesar da alta mensal, o ICC-BH acumula queda de 4,55% em 2025, mas registra aumento de 3,44% nos últimos doze meses.

Os componentes do índice apresentaram melhora na percepção sobre a situação econômica do país (24,29%), inflação (21,76%) e emprego (11,04%), enquanto houve piora na percepção sobre a situação financeira da família atual (-2,71%), pretensão de compra (-1,91%) e situação financeira da família em relação ao passado (-0,76%).

A percepção sobre inflação (28,65), economia do país (33,04), emprego (43,40) e finanças familiares passadas (48,44) permanece abaixo de 50 pontos, indicando pessimismo. Apenas a avaliação da situação financeira familiar atual está acima desse patamar. O histórico recente do ICC-BH mostra oscilações, com altas em setembro e outubro de 2024, queda em novembro, aumento expressivo em dezembro, forte queda em janeiro de 2025 revertendo a melhora de dezembro, leve alta em fevereiro anulada por queda significativa em março e nova alta expressiva em abril revertendo o mês anterior.

O Índice de Expectativa Econômica do País (IEE) registrou aumento de 17,27% em abril, influenciado pela melhor percepção de economia, inflação e emprego. O Índice de Expectativa Financeira da Família (IEF) apresentou queda de 2,19% em relação a março, devido à percepção negativa sobre finanças atuais, pretensão de compra e situação financeira passada.

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A pesquisa do Ipead apurou também a intenção de compra para os próximos três meses, os destaque foram vestuário e calçados (17,59%) e informática/telefonia (9,72%). A intenção de compra é maior entre mulheres (66,07%) do que entre homens (62,48%). Mulheres estão mais interessadas em vestuário/calçados, outros e informática/telefonia, enquanto homens mencionaram mais vestuário/calçados, informática/telefonia e veículos.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.