Ouvindo...

Vídeo: bandidos dão partida em 10s e furtam Hilux de empresário em BH

O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º) na rua Júlio de Castilho, bairro Cinquentenário, na regional Oeste da capital mineira

Dois homens, um com boné preto, outro com boné amarelo, atuaram no crime

Nessa quarta-feira (1º), bandidos furtaram uma caminhonete Toyota Hilux que estava estacionada em Belo Horizonte. O caso aconteceu na rua Júlio de Castilho, bairro Cinquentenário, na regional Oeste.

A Itatiaia obteve acesso a imagens de câmeras de segurança que mostram a atuação dos criminosos. Às 15h02, um homem, de boné preto, passa ao lado do veículo, mexe na maçaneta e sai.

Menos de 30 minutos depois, um segundo bandido, de boné amarelo, se aproxima da Hilux, abre a porta, dá partida no carro em dez segundos e sai dirigindo. A ação completa durou menos de 30 segundos. Assista abaixo:

A vítima do furto é o empresário Breno Gontijo, de 39 anos. Após o episódio, ele registrou boletim de ocorrência. O veículo — uma Toyota Hilux 2021 de placa RKO-4C65 — não tinha seguro.

Em entrevista à Itatiaia, Breno expressa a sua revolta. “Sentimento de vulnerabilidade e impotência. Criminosos agem a luz do dia, com uma naturalidade e facilidade que surpreende a gente, negativamente. Não tem mais hora, não tem lugar. Você não pode ter mais nada não”, disse.

O empresário pede que as autoridades tomem providências contra os frequentes furtos de caminhonetes de luxo. “Olha há quanto tempo estão falando de quadrilhas especializadas em roubo de Hilux e até hoje não tiveram uma resposta, não conseguiram desmanchar esse esquema. É frustrante mesmo”, afirmou.

O veículo furtado é uma Toyota Hilux 2021 de placa RKO-4C65

Casos recorrentes

Procurada pela Itatiaia, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) reforçou que realiza operações em conjunto com as demais forças de segurança para proteger os mineiros desse tipo de crime.

Em fevereiro deste ano, a PCMG estourou um galpão de desmanche ilegal de caminhonetes de luxo que funcionava em Sete Lagoas, na Região Central. Dois homens foram presos na ocasião.

Em abril, três homens foram presos em Contagem, na Grande BH, sob a suspeita de participação em uma quadrilha especializada em roubo, adulteração e venda de veículos de alto padrão.

Leia também

“A iniciativa permite determinar áreas de atuação desses criminosos, bem como a identificação de possíveis vínculos entre eles que determinam a habitualidade e outros elementos caracterizadores de eventual crime de organização/associação criminosa”, afirmou a corporação em nota.

A Polícia Civil pede que cidadãos que tenham informações sobre furto e roubo de veículos entrem em contato pelo Disque Denúncia Unificado — 181. “O anonimato e o sigilo das informações são garantidos”, reforça.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.