Após a primeira onda de frio do outono derrubar as temperaturas no país no fim da primeira semana de abril, a próxima frente fria ainda não tem data certa para chegar. Nos próximos dias, de acordo com o Climatempo, não há nenhuma massa de ar frio intenso propensa a entrar no Brasil, enquanto as temperaturas em todo o país voltam a esquentar nesta semana.
Os dias de feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes vão ser relativamente quentes, com tardes especialmente aquecidas. No Sul e no Sudeste do Brasil, as noites e madrugadas podem ter temperaturas mais amenas, enquanto nas regiões serranas deve haver pouco frio.
Contudo, projeções atmosféricas a médio prazo preveem um novo resfriamento intenso sobre o Brasil a partir do dia 23 de abril. A previsão é de que seja uma massa de ar frio de origem polar e de forte intensidade. Inclusive, ela pode ser mais intensa do que a que passou pelo país no fim da primeira semana de abril. A massa de ar frio deve ter uma trajetória continental, com resfriamento sobre o interior do Sul, Sudeste e no Centro-Oeste brasileiro.
O meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo, afirma, contudo, que ainda há incerteza sobre as temperaturas no futuro próximo. “Ainda há muita incerteza sobre esta frente fria, pós feriado da Páscoa/Tiradentes. Já dá para adiantar que teremos uma massa de ar frio polar mais potente do que esta que passou pelo país no primeiro fim de semana de abril”, destaca o especialista.
“Esse ar frio deve entrar sobre o interior do Brasil também e é provável que tenha força para causar temperaturas abaixo dos 10°C no Paraná, em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo. A intensidade do frio no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, vai depender da posição e do deslocamento do ciclone extratropical que deve se formar com esta frente fria”, completa.
Minas terá chuvas nesta semana
A previsão do tempo para Minas Gerais, nesta semana, é de chuvas localizadas em grande parte do estado, com maior potencial de chuvas fortes na faixa norte de Minas e na região metropolitana de Belo Horizonte. As informações são do meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Lizandro Gemiacki.
“Essa semana deve ficar nublado com chuva, principalmente a partir de quarta-feira e quinta-feira. Hoje há tendência de ficar nublado na capital, com temperatura de até 27ºC e possibilidade de chuvas à noite”, afirma o meteorologista.
Alertas de chuva em todo o Brasil
A meteorologia prevê tempo instável em grande parte do país nesta segunda-feira (14). O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas intensas para ao menos 20 estados neste começo da semana.
Há alertas de nível amarelo, de perigo potencial de chuva, principalmente para o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país. Ainda há previsão de chuva forte no litoral sul, no Mato Grosso e em Goiás. Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande têm possibilidade de queda de temperatura.
No Norte e Nordeste, o centro de baixa pressão segue atuando com intensidade, provocando chuvas mais fortes. O Sul tem temperatura mais amena, mas permanece nublado.