O governo de Minas Gerais concluiu, nesta segunda-feira (7), a entrega de 600 novos ônibus para o transporte estadual metropolitano. A cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), recebeu 48 veículos novos como parte da renovação da frota. A expectativa é de que, ao todo, 850 novos ônibus sejam incorporados à frota.
O objetivo é minimizar os problemas enfrentados pelos usuários dos chamados ‘vermelhões’, veículos antigos que frequentemente apresentam problemas como goteiras em dias de chuva, falta de ar-condicionado e quebras constantes, especialmente nas rodovias que ligam os municípios da região metropolitana à capital.
O evento de entrega em Betim contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), o secretário do Ministério do Transporte, Paulo Bruno, o prefeito de Betim, Eron Guimarães (União Brasil), além de outras lideranças do setor de transporte.
Nas últimas semanas, vários municípios da Grande BH foram beneficiados com a chegada dos novos ônibus, entre eles Vespasiano, Nova Lima, Rio Acima, Raposos,
“Hoje nós encerramos a primeira etapa da renovação da frota do Metropolitano. 600 ônibus adquiridos com recursos do governo do estado, para que a gente possa garantir viagem mais seguras, mais rápidas e mais eficientes em toda a região. A entrega desses 48 ônibus não é o final do acordo. Nós vamos chegar a 850 ônibus novos até o final do ano. Há mais 250 que vão ser adquiridos também em função do acordo, mas com recursos das próprias empresas”, disse Mateus Simões, que disse que a ajuda do governo ocorre em decorrência das perdas que as empresas tiveram na pandemia de Covid-19.
Simões informou que são mais de 40 mil passageiros por dia transportados somente das linhas de Betim, com mais de 1.100 viagens são feitas por esses ônibus diariamente.
Ainda de acordo com o vice-governador, o investimento do governo estadual na renovação de parte da frota é de R$ 350 milhões. “A redução da idade média da frota metropolitana é de 11 anos para 6 anos. Então, muda completamente a cara da frota, porque nós estamos tirando todos os ônibus velhos de circulação, colocando ônibus novos”, disse. “O ideal é que pelo menos 15% da frota fosse renovada todos os anos”, completou.
O prefeito de Betim também se manifestou sobre a importância dos novos ônibus para a cidade. “Nós entendemos que a entrega desses ônibus ele faz justiça aos usuários que precisam sair de Betim e trabalhar em Belo Horizonte e vice-versa”. No entanto, Heron ressaltou que a solução definitiva é a mobilidade urbana e que o projeto do Rodoanel precisa ser revisado para um traçado mais justo e eficiente.
Metrô
Mateus Simões ainda foi questionado sobre as obras de ampliação do metrô, medida que atenderia boa parte da população de Betim e aliviaria a situação do transporte feito por meio dos ônibus.
“Temos um projeto de expansão da linha 1 para chegar no viaduto Beatriz, em Contagem. Pode parecer que isso não muda a situação de Betim, mas isso retira do corredor da (avenida) Amazonas, mais 150 mil passageiros por dia. Isso muda completamente a circulação de ônibus para Betim. Então, apesar de não ter um plano imediato para trazer o metrô até Betim, temos um investimento sendo feito para levar o Barreiro, que já tira 80 mil passageiros, e um pedido ao governo federal de ampliação até o viaduto Beatriz, que tiraria mais 150 e, portanto, nós transformaríamos finalmente Amazonas num corredor expresso de ônibus, tirando quase metade dos ônibus circulam ali hoje”.