Ouvindo...

Vídeo: PM explode equipamentos e destrói garimpo ilegal de ouro em Mariana (MG)

Militares encontraram motores e balsas usadas pelos criminosos nos distritos de Monsenhor Horta e Furquim; suspeitos cometeram graves crimes ambientais

Equipes explodiram equipamentos usados na extração ilegal de ouro

A Polícia Militar do Meio Ambiente destruiu quatro pontos de garimpo ilegal de ouro na cidade de Mariana, na região Central de Minas, nesta quarta-feira (2). A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope).

As equipes explodiram os materiais utilizados pelos garimpeiros, como motores e balsas usadas nos distritos de Monsenhor Horta e Furquim. Segundo a PM, o garimpo ilegal causou uma grande devastação ambiental na região.

“No local, foi constatada uma atividade potencialmente poluidora de garimpo de ouro, além do crime de usurpação de bem da União, com a exploração ilegal de recursos minerais. Também foi identificada a dragagem para extração em área aluvionária e o desmate em Área de Preservação Permanente (APP), configurando graves crimes ambientais”, informa a PM.

No total, foram destruídos 10 motores, cinco dragas, além de mangotes e mangueiras.

Leia também

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.