Ouvindo...

Receita apreende R$ 250 mil em canetas de Mounjaro em mala de passageira em Confins

O medicamento é utilizado para emagrecimento e tratamento de diabetes

A Receita Federal apreendeu, no último sábado (22), 59 canetas de Mounjaro, medicamento utilizado para emagrecimento e tratamento de diabetes, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

Os itens foram encontrados na mala de uma passageira que saiu de Lisboa, em Portugal, com destino a Goiânia e fez escala em Confins, onde foi abordada pela fiscalização da Alfândega.

A estimativa é que o valor total de revenda das canetas seja de R$ 250 mil. A mulher transportava os medicamentos de forma irregular para comercializá-los no Brasil.

Leia também

A Receita Federal alerta o perigo para esse tipo de transporte ilegal de medicamento, tendo em vista que precisam de refrigeração adequada.

As canetas foram apreendidas e encaminhadas à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Mounjaro

O Mounjaro é o nome comercial da tirzepatida, uma droga injetável que atua no controle do nível glicêmico do sangue e na sensação de saciedade. O medicamento foi aprovado em 2023 pela Anvisa.

O remédio tem indicação somente para os pacientes que possuem a diabetes tipo 2, doença que causa uma resistência à insulina. A tirzepatida atua nos receptores de dois hormônios produzidos naturalmente no intestino, o GLP-1 (peptídeo do tipo glucagon 1) e o GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose).

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Leia mais