Ouvindo...

Moradores de loteamento em BH denunciam problemas de infraestrutura

Residentes de loteamento no bairro Paulo VI enfrentam problemas como esgoto a céu aberto, ruas sem pavimentação e iluminação precária

Moradores denunciam esgoto a céu aberto, ruas com buracos e sem pavimentação, além de falhas na iluminação pública

Moradores do loteamento Monte Carlos, localizado no bairro Paulo Sexto, região Noroeste de Belo Horizonte, denunciam esgoto a céu aberto, ruas esburacadas e sem pavimentação, além de falhas na iluminação pública. A situação tem causado, até mesmo, dificuldade de acesso a serviços de urgência.

Segundo relatos de moradores, a falta de infraestrutura adequada tem causado diversos transtornos e colocado a saúde da população em risco. O zelador de condomínio, Marco Antônio Barbosa, destaca que tentou uma solução junto à administração pública, mas não teve retorno. 'É uma situação precária, esgoto da Copasa que está a céu aberto. São ruas que estão com buracos e com muitos bichos’, afirmou.

Leia também

Dificuldades no acesso a serviços essenciais.

A precariedade nas vias públicas também tem dificultado o acesso de serviços de emergência ao local. Ainda segundo Marco Barbosa, a situação fez com que uma senhora que passou mal tenha que ser transportada em um carrinho de mão até a ambulância do SAMU, que ficou presa em um buraco e teve que ser rebocada por uma caminhonete.

Maria da Penha, outra moradora do loteamento, destacou as dificuldades enfrentadas diariamente, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida. “Está muito difícil, gente. Eu gostaria que todos os moradores participassem também. Minha filha vive com o joelho todo arrebentado, ela cai muito nessa terra aqui”.

Posicionamento dos órgãos responsáveis

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que estão sendo providenciados documentos de edital de licitação para a urbanização do bairro.

A Copasa, por sua vez, afirmou que o bairro possui rede coletora de esgoto em toda sua extensão, e que cabe aos moradores solicitar a conexão dos imóveis à rede.

Já a CEMIG esclareceu que o loteamento foi atendido pelo programa Energia Legal, com a instalação de postes, mas a responsabilidade pela iluminação pública é da Prefeitura de Belo Horizonte.

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.
Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.