A Prefeitura de São Thomé das Letras alerta sobre a venda de “brownies mágicos” e produtos semelhantes. Alimentos como esse estão sendo vendidos por ambulantes sob nomes como brisamelos, brigaconha, doces mágicos, entre outros. Segundo a Prefeitura, é importante que o turista fique atento, já que esses alimentos podem conter substâncias ilícitas, como cannabis, crack, cogumelos alucinógenos e amônia.
De acordo com a administração municipal, esses produtos não têm respaldo legal para a venda e não há garantia de procedência ou condições adequadas de higiene. De acordo com dados da Prefeitura, pelo menos 13 turistas passaram mal após consumir esses alimentos nos dois primeiros meses do ano. Entre os sintomas relatados, as vítimas apresentaram alucinações, diarreia, vômito, palpitações e mal-estar.
As vítimas são homens e mulheres com idades que variam de 19 a 53 anos. São Thomé das Letras é famosa entre os turistas por suas belezas naturais, cachoeiras e pela energia mística, que muitos atribuem às formações rochosas.