Ouvindo...

‘Veranico’ em BH: prefeitura faz ação com moradores de rua no Centro; veja imagens

Foram distribuídos cerca de mil copos d'água na Praça da Estação, um dos pontos mais movimentados da capital mineira

Prefeitura faz ação para minimizar efeitos da onda de calor no Centro de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza nesta quarta-feira (19) uma ação para minimizar os efeitos da onda de calor no Centro da cidade. A semana está sendo marcada pelas altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar.

A ação, realizada na Praça da Estação, um dos pontos mais movimentados da capital mineira, conta com apoio das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos.

Foram distribuídos cerca de mil copos d'água e as equipes orientaram a população sobre a importância da hidratação e de cuidados preventivos durante a onda de calor.

A previsão meteorológica para BH até a próxima sexta-feira (21) aponta tempo ensolarado e temperaturas elevadas. As máximas podem alcançar 33°C, e a umidade relativa do ar deve cair para aproximadamente 30%, o que exige cuidados redobrados com a hidratação e a saúde. Não há previsão de chuvas significativas para os próximos dias.

Ainda segundo a prefeitura, até o momento, não houve a necessidade de reforço nas equipes das unidades de saúde. Mesmo assim, os centros de saúde e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estão preparados para atender aos usuários e estão com estoques abastecidos de medicamentos e insumos.

Ação conjunta

Em entrevista à Itatiaia, Marcel Belarmino, diretor de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, afirma que o objetivo das ações é “garantir com que as pessoas, principalmente as pessoas em situação de rua, tenham acesso à hidratação nos períodos de calor intenso”.

“Além dessas ações de distribuição, a prefeitura também organiza pontos de acesso à água durante o ano todo e em toda a cidade. Hoje são cerca de 170 pontos de acesso à água distribuídas nas praças, nos parques e nos territórios de maior circulação de pessoas”, detalha.

Leia também

Paulo Correa, diretor de promoção à saúde e vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, fala da importância da preparação da PBH para um melhor enfrentamento à onda de calor.

“A Secretaria de Saúde já capacitou todas as equipes para abordagem dos casos suspeitos relacionados a questão do aumento da temperatura e reforçar a importância da hidratação, que é fundamental para impedir os efeitos que a onda de calor pode ocasionar na saúde das pessoas”

Correa cita a possibilidade de pessoas com sintomas marcarem teleconsultas através do site da prefeitura, que está disponível para todos os moradores de Belo Horizonte. Para agendar, basta acessar prefeitura.pbh.gov.br/saude/teleconsulta.

‘Veranico’

Nesta quarta-feira (19), Belo Horizonte chega a 17 dias sem chuva. Dayan Diniz de Carvalho, diretor de meteorologia e alerta de riscos da Defesa Civil, detalha a previsão do tempo.

“A gente está vivenciando um veranico, que é a ausência de chuvas dentro do período chuvoso. A expectativa para os próximos é ainda essa sensação de calor, com alerta de baixa umidade aliado as altas temperaturas”.

Carvalho recomenda que as pessoas evitem atividade física nos horários de pico e reforcem a hidratação, com atenção especial para crianças e idosos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Mineira de Resende Costa, Campo das Vertentes. Jornalista formada pela UFSJ, já trabalhou na Rádio Emboabas de São João del-Rei. Na Itatiaia, é editora do Jornal Itatiaia Primeira Edição e do Jornal da Tarde. Além de repórter, principalmente em Cidades
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.