A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza nesta quarta-feira (19) uma ação para minimizar os efeitos da
A ação, realizada na Praça da Estação, um dos pontos mais movimentados da capital mineira, conta com apoio das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos.
Foram distribuídos cerca de mil copos d'água e as equipes orientaram a população sobre a importância da hidratação e de cuidados preventivos durante a onda de calor.
A previsão meteorológica para BH até a próxima sexta-feira (21) aponta tempo ensolarado e temperaturas elevadas. As máximas podem alcançar 33°C, e a umidade relativa do ar deve cair para aproximadamente 30%, o que exige cuidados redobrados com a hidratação e a saúde. Não há previsão de chuvas significativas para os próximos dias.
Ainda segundo a prefeitura, até o momento, não houve a necessidade de reforço nas equipes das unidades de saúde. Mesmo assim, os centros de saúde e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estão preparados para atender aos usuários e estão com estoques abastecidos de medicamentos e insumos.
☀️TEM QUE SE CUIDAR | Nesta quarta-feira (19) a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promoveu uma ação para minimizar o calor para as pessoas em situação de rua na Praça da Estação.
— Itatiaia (@itatiaia) February 19, 2025
A capital mineira vem enfrentando nos últimos dias fortes ondas de calor e baixa umidade do ar,… pic.twitter.com/TJ1VomKx8H
Ação conjunta
Em entrevista à Itatiaia, Marcel Belarmino, diretor de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, afirma que o objetivo das ações é “garantir com que as pessoas, principalmente as pessoas em situação de rua, tenham acesso à hidratação nos períodos de calor intenso”.
“Além dessas ações de distribuição, a prefeitura também organiza pontos de acesso à água durante o ano todo e em toda a cidade. Hoje são cerca de 170 pontos de acesso à água distribuídas nas praças, nos parques e nos territórios de maior circulação de pessoas”, detalha.
Paulo Correa, diretor de promoção à saúde e vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, fala da importância da preparação da PBH para um melhor enfrentamento à onda de calor.
“A Secretaria de Saúde já capacitou todas as equipes para abordagem dos casos suspeitos relacionados a questão do aumento da temperatura e reforçar a importância da hidratação, que é fundamental para impedir os efeitos que a onda de calor pode ocasionar na saúde das pessoas”
Correa cita a possibilidade de pessoas com sintomas marcarem
‘Veranico’
Nesta quarta-feira (19), Belo Horizonte chega a 17 dias sem chuva. Dayan Diniz de Carvalho, diretor de meteorologia e alerta de riscos da Defesa Civil, detalha a previsão do tempo.
“A gente está vivenciando um veranico, que é a ausência de chuvas dentro do período chuvoso. A expectativa para os próximos é ainda essa sensação de calor, com alerta de baixa umidade aliado as altas temperaturas”.
Carvalho recomenda que as pessoas evitem atividade física nos horários de pico e reforcem a hidratação, com atenção especial para crianças e idosos.