Belo Horizonte enfrenta dias de calor intenso, com termômetros ultrapassando os 30°C e baixa umidade relativa do ar. Esse cenário tem impactado diretamente a saúde da população, refletindo-se no aumento da procura por teleconsultas oferecidas pela Prefeitura.
De acordo com Raquel Felizardo, diretora de atenção às urgências e emergências da rede municipal de saúde da capital, o perfil das teleconsultas mudou significativamente em comparação ao ano anterior. “O formato agora de 2025 é para além do cenário do ano passado de queixas com suspeita de arbovirose. Esse ano, qualquer paciente com queixa leve é um candidato à teleconsulta”, explica.
As principais queixas atendidas atualmente incluem dor de cabeça, mal-estar, amigdalite, sinusite e dores no corpo. Felizardo ressalta que esses sintomas mais leves podem ser tratados via atendimento online, evitando que o paciente precise sair de casa para buscar um centro de saúde ou UPA.
Dengue: ainda uma preocupação
Embora a demanda por atendimentos relacionados à dengue tenha diminuído em comparação ao ano anterior, quando Belo Horizonte enfrentou sua maior epidemia, a vigilância continua. “A gente ainda tem um quantitativo importante de números de arboviroses, uma delas a dengue, nas nossas unidades”, alerta Felizardo.
O serviço de teleconsulta está disponível para todos os moradores de Belo Horizonte, das 8h às 20h, através do site da prefeitura. Para agendar, basta acessar prefeitura.pbh.gov.br/saude/teleconsulta.