Juntos, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto de Congonhas
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno durou cerca de 12 horas e gerou rajadas de vento que chegaram a 98 km/h, durante a passagem de um ciclone extratropical.
A reportagem da Itatiaia flagrou filas enormes nos balcões das companhias aéreas, passageiros dormindo e um homem que está no Aeroporto de Congonhas há dois dias após uma companhia aérea não realocar os passageiros.
Segundo João Lucas, que tem como destino final Porto Seguro, ele e outras pessoas aguardam por respostas.
“Já faz dois dias que eu tô aqui, cara, dormindo no aeroporto, porque a Latam ficou de arrumar um hotel pra gente ficar e não arruma. Ontem até falaram que arrumaram, a gente chegou lá tipo 11 horas da noite, porque tava na fila aqui. Chegando lá, não tinha nada marcado, não tinha nada reservado”, contou ele.
Segundo João, a empresa disse que eles precisariam “arrumar um hotel por conta própria”.
Ventania causa caos e deixa passageiros presos em aeroportos de SP
— Itatiaia (@itatiaia) December 11, 2025
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“E estamos honestos aqui, cara. Estamos na luta. O nosso voo está marcado para amanhã, e vamos passar mais uma noite aqui do jeito que está, né? Infelizmente”, finalizou.
O homem contou também que sua esposa tem problema no coração e não poderia estar passando por todo esse estresse.
“Infelizmente, é algo que vai, sim, fazer mal pra ela. Estamos aqui na busca de uma resposta, tentando acertar as coisas, né? No final das contas, o que a gente quer é só viajar.”
Em Congonhas, 227 voos foram afetados e 181 cancelados nessa quarta-feira (10). Já na manhã de hoje, foram 46. Em Guarulhos, entre quarta e quinta, 61 chegadas e 56 partidas foram canceladas, no total, 117 voos impactados.
Falta de energia
Mais de
Segundo o balanço mais recente do Corpo de Bombeiros, só na madrugada desta quinta foram 17 chamados para quedas de árvores e 10 para desabamentos ou deslizamentos.
Mais de 300 voos são cancelados em SP após ventania causar caos em Congonhas e Guarulhos
Confira a nota das companhias aéreas:
NOTA AZUL
“A Azul informa que, devido às condições meteorológicas adversas registradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste nesta quarta e quinta-feira, diversos voos precisaram ser cancelados ou alternados para outros aeroportos, motivo alheio à vontade da Companhia. As alterações afetaram também voos em outras regiões, em função do sequenciamento das operações das aeronaves.
A Companhia ressalta que os Clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em razão do ocorrido, a Azul recomenda que seus Clientes fiquem atentos às notificações enviadas por e-mail, SMS e WhataApp, além de acompanhar suas reservas no site www.voeazul.com.br ou aplicativo da empresa.
Por liberalidade, a Azul também está flexibilizando sua política de remarcação afim de minimizar os impactos aos seus passageiros. Com isso, Clientes com passagens emitidas para os dias 11 e 12 de dezembro poderão alterar suas viagens até o dia 18 de dezembro gratuitamente ou, ainda, se optarem pelo cancelamento do voo, manter o crédito integral do valor pago para utilizar em outra oportunidade, em até 1 ano a partir da data de emissão do bilhete.
A Azul lamenta eventuais transtornos e reforça que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia”.
NOTA LATAM
“A LATAM Airlines Brasil informa que alguns de seus voos nesta quarta-feira (10 de dezembro de 2025) foram cancelados ou reprogramados devido à meteorologia adversa na cidade de São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas), fato totalmente alheio ao controle da companhia. Por isso, a LATAM recomenda os seguintes cuidados e ações aos seus passageiros impactados por esta situação:
1. Se você já está no aeroporto de Congonhas ou Guarulhos
Consulte o status do seu voo antes de ingressar na sala de embarque do aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
2. Se você ainda não chegou ao aeroporto
Consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
Hospedagem em São Paulo
Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a LATAM pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.
Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro
O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo até 15 dias depois. Essa medida ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.
A LATAM lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões.”
NOTA GOL
“A GOL informa que, nesta quinta-feira (11/12), as operações seguem regulares nos aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU).
Devido às condições meteorológicas adversas no estado de São Paulo – um fator totalmente alheio ao controle da Companhia – alguns voos foram cancelados ou sofreram atrasos na quarta-feira (10/12). Como consequência da grande contingência de ontem, novos atrasos podem ocorrer ao longo do dia de hoje (11/12).
Para maior comodidade, clientes impactados pelos atrasos e cancelamentos de ontem (10/12) que tenham disponibilidade para alterar seu voo podem fazê-lo sem custos adicionais. A mudança é autorizada dentro da validade do bilhete, mantendo a mesma origem e destino, e não é necessário comparecer ao aeroporto para realizá-la.
Caso o Cliente deseje remarcar sua viagem, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento da GOL através do chat por meio do site voegol.com.br ou pelo telefone 0300 115 2121.”