‘Faz dois dias que estou aqui': ventania causa transtorno e deixa passageiros presos em aeroportos de SP

Passageiros relatam filas, noites no aeroporto e falta de realocação; ciclone extratropical provocou rajadas de vento por até 12 horas

‘Já faz dois dias que estou aqui': ventania causa caos e deixa passageiros presos em aeroportos de SP

Juntos, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto de Congonhas já somam mais de 300 voos cancelados ou desviados nesta quinta-feira (11), após a cidade ser atingida por uma forte ventania, sem chuva ou temporais, durante a tarde dessa quarta-feira (10).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno durou cerca de 12 horas e gerou rajadas de vento que chegaram a 98 km/h, durante a passagem de um ciclone extratropical.

A reportagem da Itatiaia flagrou filas enormes nos balcões das companhias aéreas, passageiros dormindo e um homem que está no Aeroporto de Congonhas há dois dias após uma companhia aérea não realocar os passageiros.

Segundo João Lucas, que tem como destino final Porto Seguro, ele e outras pessoas aguardam por respostas.

“Já faz dois dias que eu tô aqui, cara, dormindo no aeroporto, porque a Latam ficou de arrumar um hotel pra gente ficar e não arruma. Ontem até falaram que arrumaram, a gente chegou lá tipo 11 horas da noite, porque tava na fila aqui. Chegando lá, não tinha nada marcado, não tinha nada reservado”, contou ele.

Segundo João, a empresa disse que eles precisariam “arrumar um hotel por conta própria”.

“E estamos honestos aqui, cara. Estamos na luta. O nosso voo está marcado para amanhã, e vamos passar mais uma noite aqui do jeito que está, né? Infelizmente”, finalizou.

O homem contou também que sua esposa tem problema no coração e não poderia estar passando por todo esse estresse.

“Infelizmente, é algo que vai, sim, fazer mal pra ela. Estamos aqui na busca de uma resposta, tentando acertar as coisas, né? No final das contas, o que a gente quer é só viajar.”

Em Congonhas, 227 voos foram afetados e 181 cancelados nessa quarta-feira (10). Já na manhã de hoje, foram 46. Em Guarulhos, entre quarta e quinta, 61 chegadas e 56 partidas foram canceladas, no total, 117 voos impactados.

Falta de energia

Mais de 2 milhões de moradores estão sem energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo. Só na capital paulista, cerca de 1,5 milhão foram afetados, segundo balanço divulgado pela concessionária Enel às 20h desta quarta.

Segundo o balanço mais recente do Corpo de Bombeiros, só na madrugada desta quinta foram 17 chamados para quedas de árvores e 10 para desabamentos ou deslizamentos.

Mais de 300 voos são cancelados em SP após ventania causar caos em Congonhas e Guarulhos

Confira a nota das companhias aéreas:

NOTA AZUL

“A Azul informa que, devido às condições meteorológicas adversas registradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste nesta quarta e quinta-feira, diversos voos precisaram ser cancelados ou alternados para outros aeroportos, motivo alheio à vontade da Companhia. As alterações afetaram também voos em outras regiões, em função do sequenciamento das operações das aeronaves.

A Companhia ressalta que os Clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em razão do ocorrido, a Azul recomenda que seus Clientes fiquem atentos às notificações enviadas por e-mail, SMS e WhataApp, além de acompanhar suas reservas no site www.voeazul.com.br ou aplicativo da empresa.

Por liberalidade, a Azul também está flexibilizando sua política de remarcação afim de minimizar os impactos aos seus passageiros. Com isso, Clientes com passagens emitidas para os dias 11 e 12 de dezembro poderão alterar suas viagens até o dia 18 de dezembro gratuitamente ou, ainda, se optarem pelo cancelamento do voo, manter o crédito integral do valor pago para utilizar em outra oportunidade, em até 1 ano a partir da data de emissão do bilhete.

A Azul lamenta eventuais transtornos e reforça que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia”.

NOTA LATAM

“A LATAM Airlines Brasil informa que alguns de seus voos nesta quarta-feira (10 de dezembro de 2025) foram cancelados ou reprogramados devido à meteorologia adversa na cidade de São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas), fato totalmente alheio ao controle da companhia. Por isso, a LATAM recomenda os seguintes cuidados e ações aos seus passageiros impactados por esta situação:

1. Se você já está no aeroporto de Congonhas ou Guarulhos

Consulte o status do seu voo antes de ingressar na sala de embarque do aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.

2. Se você ainda não chegou ao aeroporto

Consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.

Hospedagem em São Paulo

Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a LATAM pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.

Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro

O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo até 15 dias depois. Essa medida ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.

A LATAM lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões.”

NOTA GOL

“A GOL informa que, nesta quinta-feira (11/12), as operações seguem regulares nos aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU).

Devido às condições meteorológicas adversas no estado de São Paulo – um fator totalmente alheio ao controle da Companhia – alguns voos foram cancelados ou sofreram atrasos na quarta-feira (10/12). Como consequência da grande contingência de ontem, novos atrasos podem ocorrer ao longo do dia de hoje (11/12).

Para maior comodidade, clientes impactados pelos atrasos e cancelamentos de ontem (10/12) que tenham disponibilidade para alterar seu voo podem fazê-lo sem custos adicionais. A mudança é autorizada dentro da validade do bilhete, mantendo a mesma origem e destino, e não é necessário comparecer ao aeroporto para realizá-la.

Caso o Cliente deseje remarcar sua viagem, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento da GOL através do chat por meio do site voegol.com.br ou pelo telefone 0300 115 2121.”

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...