SP amanhece com 1,5 milhão de residências sem energia, árvores caídas e voos cancelados

Previsão da Defesa Civil paulista é que os ventos melhorem a partir das 16h desta quinta-feira (11)

A Grande São Paulo amanheceu nesta quinta-feira (11) com 1 milhão e 500 mil residências sem energia elétrica. A principal causa foram as árvores que caíram em cima da fiação. O pico de falta de luz ultrapassou os 2 milhões nessa quarta (10), quando os ventos atingiram mais de 90 km/h.

Segundo o balanço mais recente do Corpo de Bombeiros, só na madrugada desta quinta foram 17 chamados para quedas de árvores e 10 para desabamentos ou deslizamentos.

De acordo com informações dos painéis de voos, até o meio-dia serão 30 voos cancelados no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, sendo 9 decolagens e 21 pousos. O motivo são os fortes ventos.

Já no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, também segundo o painel de voos, são 24 cancelamentos, sendo 11 partidas e 13 chegadas. Número também sobre os voos previstos até meio-dia desta quinta.

Como foi a quarta-feira (10) na capital paulista

No bairro Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte de São Paulo, uma árvore caiu sobre uma pessoa. A vítima, um homem de 19 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves e escoriações.

No bairro Santana, um galho atingiu uma mulher de 40 anos dentro de uma escola. A vítima foi socorrida com escoriações leves.

Na região da Lapa, um veículo com dois ocupantes foi atingido por uma árvore. Uma vítima foi socorrida com dores de cabeça e a outra recusou atendimento.

Por fim, no bairro da República, uma idosa foi atingida na cabeça por uma árvore. A vítima sofreu ferimentos na perna e foi socorrida.

Nota Latam

“A LATAM Airlines Brasil informa que alguns de seus voos nesta quarta-feira (10 de dezembro de 2025) foram cancelados ou reprogramados devido à meteorologia adversa na cidade de São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas), fato totalmente alheio ao controle da companhia. Por isso, a LATAM recomenda os seguintes cuidados e ações aos seus passageiros impactados por esta situação:

1. Se você já está no aeroporto de Congonhas ou Guarulhos

Consulte o status do seu voo antes de ingressar na sala de embarque do aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.

2. Se você ainda não chegou ao aeroporto

Consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.

Hospedagem em São Paulo

Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a LATAM pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.

Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro

O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo até 15 dias depois. Essa medida ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.

A LATAM lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões.”

Nota Gol

“A GOL informa que, nesta quinta-feira (11/12), as operações seguem regulares nos aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU).

Devido às condições meteorológicas adversas no estado de São Paulo – um fator totalmente alheio ao controle da Companhia – alguns voos foram cancelados ou sofreram atrasos na quarta-feira (10/12). Como consequência da grande contingência de ontem, novos atrasos podem ocorrer ao longo do dia de hoje (11/12).

Para maior comodidade, clientes impactados pelos atrasos e cancelamentos de ontem (10/12) que tenham disponibilidade para alterar seu voo podem fazê-lo sem custos adicionais. A mudança é autorizada dentro da validade do bilhete, mantendo a mesma origem e destino, e não é necessário comparecer ao aeroporto para realizá-la.

Caso o Cliente deseje remarcar sua viagem, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento da GOL através do chat por meio do site voegol.com.br ou pelo telefone 0300 115 2121.”

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...