Ouvindo...

Esqueceu de pagar a 1ª parcela do IPVA? Saiba como regularizar

Os proprietários devem ficar atentos porque os juros podem chegar à até 20%, dependendo dos dias atrasados

A segunda parcela irá vencer entre os dias 6 e 12 de março

Quem perdeu o prazo para quitar a primeira parcela — ou cota única com desconto — do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025, ainda poderá se regularizar, mesmo que sob juros, com a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEFMG).

Condutores devem ficar atentos para regularização quanto antes, já que o pagamento do IPVA fora do prazo gera uma multa de 0,3% ao dia até o 30º e 20% a partir do 31º de atraso, além de juros calculados pela Taxa Selic.

O pagamento pode ser feito a qualquer momento, exceto, para a cota única, que não está mais disponível. Os proprietários que quiserem pagar a totalidade do imposto precisa emitir a guia única com as três parcelas consolidadas, ou pagar o próximo vencimento com a parcela atrasada.

A escala de vencimentos da primeira parcela do IPVA foi de 3 a 7 de fevereiro. A segunda parcela vencerá entre os dias 6 e 12 de março.

Leia também

Como pagar?

É possível pagar diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichê de caixa dos bancos Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Santander ou ainda em Casas Lotéricas.

Para isso, é preciso ter, em mãos, o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo e Documento de Arrecadação Estadual (DAE) do IPVA.

Quem preferir, é possível fazer o pagamento através de aplicativos e sistemas on-line dos bancos credenciados.

Em quaisquer outras instituições, é possível efetuar o pagamento via Pix usando o DAE. Para isso, só acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.