O empreendedorismo feminino no Brasil tem experimentado um crescimento notável nos últimos anos. Cada vez mais mulheres estão à frente de seus próprios negócios, construindo trajetórias de sucesso. Levantamentos do Sebrae mostram que em 2022, 2023 e 2024, as mulheres cresceram sem parar em seus negócios no país.
Em 2022, as mulheres representavam 46% dos empreendedores no país, segundo o Sebrae, atingindo a marca histórica de mais de 10,3 milhões de donas de negócios. Em 2023, as mulheres representaram 54,6% dos potenciais empreendedores no Brasil, conforme a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo.
Ainda conforme a agência, 40% dos pequenos negócios de Minas são liderados por mulheres. O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) desembolsou R$49,3 milhões em crédito para o empreendedorismo feminino nos primeiros dez meses de 2023.
O crescimento do empreendedorismo feminino é reflexo de diversos fatores, como a busca por maior autonomia financeira. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como o acesso ao financiamento, educação financeira e jurídica para que esses negócios se mantenham funcionando.
Chance essa que Franciele Sena, executiva em tecnologia, teve em seu início de carreira e hoje transfere seu conhecimento a outros empreendedores. Ela atua como executiva de tecnologia na área educacional, onde lidera o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras com o uso de inteligência artificial e metodologias educacionais avançadas.
Franciele também fundou o produto ‘Startup da Quebrada’, programa de pré-aceleração dedicado a fomentar o empreendedorismo em comunidades. Desde a criação da metodologia do programa em 2017, a empresária já contribuiu para o desenvolvimento de mais de 500 startups, atraindo mais de R$ 5 milhões em investimentos. A última edição do concurso, em 2024 teve como premiação R$ 50 mil reais.
Outro modelo de negócio que tem se destacado é aquele que dispensa uma sede fixa, proporcionando uma significativa redução de custos com aluguel, água e luz, entre outros. Foi essa abordagem que inspirou a empreendedora Raphaela Lucena a criar uma comunidade voltada para a economia criativa e inovação.
Além dessa iniciativa, Raphaela é fundadora de uma empresa de tecnologia especializada na produção de sites, soluções em marketing digital e inteligência artificial, com a missão de transformar a presença online de seus clientes de maneira inovadora e estratégica.