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O Barro Preto ainda está na moda?

Itatiaia leva ao ar nesta semana série de reportagens sobre tradicional bairro de BH

O jornalista e escritor Chico Brant

Mercado Central, Fórum Lafayette, Praça Raul Soares, Edifício JK, Mercado Novo, sede do Cruzeiro Esporte Clube. O que esses lugares têm em comum? Todos eles ficam no Barro Preto, um dos mais tradicionais bairros de Belo Horizonte.

O jornalista e escritor Chico Brant, 82 anos, lançou em 2022 o livro ‘Barro Preto’, onde reúne suas memórias de morador do local, entre os anos 1950 e 1960, além de ter ouvido diversos moradores e comerciantes.

Em entrevista à Itatiaia, Brant lembra a origem do Barro Preto.

“A região já era conhecida porque minerava-se lá, desde a criação do Curral Del’Rey por João Leite da Silva Ortiz. Era conhecido como um lugar de mineração de ouro, por volta de 1700, ali no início do século 18”

A partir da criação de Belo Horizonte, em 1897, a região tornou-se o destino de vários imigrantes.

“ O Barro Preto se formou com a vinda de imigrantes. A maior parte vinha da Itália, né, mas havia também libaneses, havia alemães e também judeus. Os italianos gostavam, vinham pra cá e uma família trazia a outra, e foram produzindo lá muitas fábricas de calçados e também muitas padarias de nome, de fama na cidade inteira. Tem muitas lojas em sobrados que antes eram ocupadas pelos imigrantes, a parte de cima era a casa deles e embaixo era o negócio, pequenas fábricas de calçados, algumas que se tornaram grandes fábricas.”

E como foi a virada de chave, como o Barro Preto tornou-se um polo da moda?

“Ele passou a ser conhecido, dado exatamente a qualidade da moda que se criou lá, influenciada pelos grandes modistas, hoje eu posso citar o Renato Loureiro e o Camilo Paolielo, que foram nomes de importância da moda mineira, precursores e tinham fama nacional. E se tornou um bairro mais comercial, comércio de confecções e de tecidos também, e aviamentos, etc”, finaliza Brant.

Ao longo desta semana a Itatiaia destaca a era de ouro das confecções do Barro Preto, os impactos da mudança de comportamento do consumidor – que hoje opta por compras online; e os desafios de moradores e comerciantes com a segurança pública e a presença de pessoas em situação de rua.

Amanhã, na segunda reportagem desta série especial, vamos contar a história da Cláudia Rabelo Jeans, loja de fábrica, que produz e revende produtos há quase quarenta anos.

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Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.