Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, registrou uma chuva de 33,8 milímetros na tarde desta terça-feira (7). O
Em imagens enviadas à Itatiaia é possível ver carros sendo arrastados, ruas que viraram “cachoeiras” e uma pista em que parte desabou. A Escola Maria José de Aguiar também ficou inundada.
Segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo, a chuva forte deve continuar em Ibirité. “Essa semana segue com tempo instável e pode chover ainda mais forte lá", alertou.
À Itatiaia, a Prefeitura de Ibirité enviou uma nota no final da tarde informando os problemas e quais soluções serão tomadas.
- A prefeitura informou que os incidentes Av. Barbacena (Bairros Palmares A e B, além de Vila Ideal) foram provocados pelo alto volume de água somados com falta de manutenção das ruas e da coleta pluvial. Ainda, o órgão esclareceu que acionou a Secretaria Municipal de obras e a Defesa Civil.
- Sobre a situação no bairro Jardim das Rosas a prefeitura respondeu que o local tem histórico de alagamentos nos últimos anos. E que há poucos meses uma obra foi realizada no local com a promessa de solução, porém, as últimas chuvas mostram que a intervenção realizada da gestão anterior foi ineficaz. A prefeitura respondeu que após o período chuvoso vai fazer um estudo aprofundado para corrigir a drenagem e o desassoreamento do Ribeirão Ibirité, que corta a região.
- Sobre o alagamento na Escola Municipal Maria José de Aguiar (Alvorada) a prefeitura respondeu que na gestão passada ‘ocorreu uma grande erosão acima da escola, o que impede o processo de drenagem e ocasiona alagamentos no pátio’. Com isso, o cadastramento escolar dos alunos da unidade de ensino foi direcionado ao Auditório da Secretaria Municipal de Educação, em frente à escola. O órgão completou que após o período chuvoso atuará na resolução do caso.
- Sobre o alagamento próximo à Escola Estadual Elza Cardoso Rangel, no bairro Marilândia, a prefeitura informou que ocorreu pela falta de manutenção e consequente entupimento dos canais receptores. Também pontuou que a Secretaria Municipal de Obras foi acionada para desobstruir as galerias e a Defesa Civil para avaliar riscos e se há a necessidade de intervenções estruturais e sociais.
BH também registrou chuva ‘extremamente forte’
Belo Horizonte registrou uma chuva “extremamente forte” nas regiões do Barreiro e Centro-Sul, na tarde desta terça-feira (7), segundo a Defesa Civil Municipal.
Quando para de chover? BH tem 7 dias consecutivos de precipitação e 40% do esperado para o mês BH registrou chuvas 21% acima da média em dezembro, diz balanço do Inmet
A chuva que às 12h20 se apresentava como fraca/moderada na cidade piorou e às 13h, já era classificada como forte/extremamente forte. Às 13h15, a chuva diminuiu na cidade toda.
Mais cedo, a Defesa Civil emitiu um alerta de chuva forte na capital mineira. A previsão é de pancadas de chuva de 30 a 50 mm, acompanhadas de rajadas de vento de até 50 km/h. O comunicado é válido até às 8h de quarta-feira (8).