Moradores de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, denunciam a má qualidade do asfalto e a grande quantidade de crateras que atingem as ruas. Em vídeos enviados a Itatiaia, é possível ver trechos com faixas completamente tomadas por buracos.
Segundo Alex da Silva, morador da região central de Confins, a sensação é de que a cidade está abandonada. “O nosso centro, o centro da nossa cidade que era para ser uma parte bonita da cidade, quando alguém de fora chega dá até vergonha”, comenta.
Leia mais:
Cratera gigante se abre no bairro Aparecida, em BH, e preocupa moradores Fotos e vídeos mostram cratera na BR-040: ‘Está só aumentando’, alerta morador Vídeo: ponte é interditada por tempo indeterminado em Pedro Leopoldo após surgimento de cratera
Ainda conforme relato dos moradores quase todo o centro de Confins enfrenta o problema, mas algumas ruas concentram a maior quantidade de crateras, são elas: Maria Rodrigues, Gustavo Rodrigues e Ceci Barbosa. “A situação é tão crítica, que um dia desses um caminhão atolou em uma rua asfaltada”, alega o pintor.
Ainda segundo Alex, os problemas se intensificaram depois que a Copasa fez a instalação e manutenção de tubulação de esgoto no local. “Eles contrataram uma empresa que não fez o serviço direito. As ruas estão afundando, então eles arrumam, desmancham e depois voltam a fazer de novo e não resolvem o problema”.
À Itatiaia, a Copasa informou que está realizando um diagnóstico técnico na região para identificar a melhor forma de correção dos abatimentos na vias onde ocorreram intervenções da empresa. “A previsão é que esse diagnóstico seja concluído até o final desta semana e as correções deverão ser iniciadas na sequência. Enquanto isso, os locais afetados estão devidamente sinalizados. A Companhia esclarece que as obras de esgoto na cidade foram executadas durante o período de estiagem. Com o período chuvoso, houve um aumento significativo no nível do lençol freático na região central, o que gerou patologias nos reaterros realizados pela empresa”, afirmou a empresa em nota.
A Prefeitura de Confins informou que está ciente da situação, mas detalhou que atualmente as vias estão passando por obras de saneamento básico realizadas pela Copasa, o que pode ter contribuído para a percepção de má qualidade do asfalto. “Vale ressaltar que a cidade como um todo está em fase de intervenções estruturais, com obras de grande importância para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Essas ações podem temporariamente causar transtornos, mas são essenciais para garantir um desenvolvimento sustentável e melhores condições de infraestrutura no futuro”, afirmou o órgão em nota.