Ouvindo...

BH anuncia construção de novos centros de saúde e de núcleo com foco em atendimento a autismo

As construções dos centros de saúde Nova York e Alameda dos Ipês devem começar no 1º semestre

Coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18)

Duas novas sedes de centros de saúde e um Núcleo de Atendimento aos Transtornos de Neurodesenvolvimento com foco em Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão inaugurados na capital mineira no próximo ano. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18).

Segundo a administração municipal, o núcleo terá atendimento multiprofissional, com avaliação, diagnóstico e acompanhamento dos casos. No momento, o novo equipamento está passando por reformas. Ainda não foi divulgada a data para o início dos atendimentos.

Já as construções dos centros de saúde Nova York e Alameda dos Ipês devem começar no 1º semestre por meio de Parceria Público-Privada (PPP). O modelo de PPP prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção fiquem a cargo da parceira privada. Já o atendimento aos usuários segue sob a responsabilidade da prefeitura, com a oferta de 100% dos serviços pelo SUS.

Ainda conforme a PBH, os centros de saúde Céu Azul, Independência, Itamarati e Beato Padre Eustáquio continuam em obras.

A nova maternidade do Hospital Metropolitano Odilon Behrens também será inaugurada com 100 leitos no próximo ano. Desses, 50 serão destinados para neonatos — o que representará um crescimento de 25% na capacidade atual. Ao longo do funcionamento poderá chegar, a 50 leitos para mães e bebês saudáveis — representando um aumento de 85% na oferta.

Leia também

Novo concurso

Um novo concurso está em fase de elaboração . A expectativa é que as portarias e a licitação sejam publicadas nos primeiros meses de 2025. O chamamento contemplará 12 mil profissionais de saúde.

“Fizemos o maior chamamento dos últimos 10 anos, com mais de 3 MIL profissionais”, explicou o secretário, Danilo Borges, referindo ao chamamento feito anteriormente. “Estamos trabalhando em conjunto com a secretaria de Planejamento na elaboração e conclusão de um concurso público para 2025 no qual serão classificados mais de 12 mil pessoas”, completou.

Além disso, a administração municipal quer aumentar o número de teleconsultas com a contratação de mais médicos e enfermeiros. “Este ano, fazemos 2 mil por mês. A gente quer fazer mais de 8 mil teleconsultas em 2025", explicou. Atualmente, são assistidas pessoas com queixas clínicas leves, como sintomas de doenças respiratórias e de arboviroses (dengue, chikungunya e zika), diarreias e dores de cabeça.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.