Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebe o Festival da Jabuticaba, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Centro Histórico da cidade. O evento, em sua 38ª edição, conta com 25 stands de produtoras diferentes e 16 espaços gastronômicos nas praças Melo Viana e Santa Rita.
Os stands gastronômicos trazem pratos com ingredientes derivados da jabuticaba. No cardápio, estão pastéis, tropeiro, acarajé, espetinhos, macarrão na chapa e outros. Durante o festival, também acontecem apresentações culturais e venda de produtos artesanais fabricados em Sabará.
A programação também inclui o anúncio dos vencedores dos concursos de melhor licor, melhor geleia tradicional, melhor geleia mista e produto inovador. A competição aconteceu no dia 5 deste mês, no Solar Padre Correia. Os ganhadores serão anunciados no primeiro dia do festival, durante a abertura.
História do Festival da Jabuticaba de Sabará
A primeira edição do Festival da Jabuticaba de Sabará ocorreu em 1987, reunindo produtores de jabuticaba nas ruas da cidade para comercializar a fruta. Com o passar do tempo, o evento foi ganhando popularidade e aumentou sua dimensão. Em 2008, o festival foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural, e a jabuticaba passou a ser Patrimônio Imaterial de Sabará.
Sabará fazia parte de uma região de extração de ouro, como a maioria das cidades mineiras. Porém, descobriu-se que a jabuticaba era ainda mais valiosa: a fruta gera safras três vezes ao ano, além de oferecer inúmeras possibilidades de produtos derivados.
Leia mais:
- Andradas sedia festival de comida mineira
- Festa da Jabuticaba celebra cultura e gastronomia em Ouro Preto
- 32ª Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo recebe Acir Antão com programação cultural e gastronômica
O “ouro preto da cidade”, como ficou conhecida a fruta, passou a ser, a partir dos anos 1970, o principal produto econômico da cidade, que hoje é nacionalmente reconhecida como a Cidade da Jabuticaba.
Atualmente o Festival da Jabuticaba é o principal evento que movimenta a economia de Sabará, superando até o Carnaval. O evento, promovido pela Prefeitura de Sabará e pela Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas), é a oportunidade perfeita para que os produtores locais apresentem seus produtos aos moradores e visitantes.
Serviço
- Festival da Jabuticaba de Sabará
- Data: 15, 16 e 17 de novembro
- Local: Centro Histórico de Sabará
- Evento aberto ao público
*Sob supervisão de Marina Borges