Ouvindo...

Veja o caminho do ciclone extratropical que pode impactar em vários estados do Brasil

Frente fria associada ao ciclone traz um elevado risco de chuva localmente forte a intensa

O ciclone extratropical que se forma sobre o Oceano Atlântico pode impactar em estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste no fim de semana. O alerta foi divulgado pelo instituto MetSul. Com base em modelos numéricos analisados, o MetSul indica que, no decorrer da sexta-feira (8), o ciclone ‘estará em processo de afastamento do continente e com tendência de aprofundamento.

“No sábado (9), por sua vez, o ciclone estará ainda mais distante do Brasil, em alto mar no Atlântico, ao redor das coordenadas 35ºO e 35ºS, com pressão atmosférica central de 994 hPa. A frente fria associada ao sistema, por outro lado, seguirá afetando o Sudeste do Brasil e parte do Centro-Oeste”, aponta a previsão, que destaca ainda:

“No domingo (10), o ciclone extratropical estará bastante longe do Brasil sobre o Atlântico. A frente fria associada se desloca mais para o Norte e vai chegar a áreas do Norte do estado de Minas Gerais e do Sul da Bahia, reforçando a instabilidade nessas áreas”.

Leia também

Frente fria

O instituto ressalta que a frente fria associada ao ciclone traz um elevado risco de chuva localmente forte a intensa. “Os estados com maior risco de chuva isoladamente intensa nesta sexta-feira (8) são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e parte de Minas Gerais, notadamente a área do Triângulo Mineiro (regiões de Uberlândia e Uberaba) e do Sul mineiro, e o Rio de Janeiro”, aponta a nota.

Ainda conforme o MetSul, uma área de baixa pressão atua neste momento sobre o Sul do Brasil e foi responsável durante as últimas horas por temporais de chuva localmente forte a intensa nos três estados da região, inclusive com alagamentos e inundações repentinas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais