Ouvindo...

Previsão do tempo indica temporais em MG: saiba o que fazer durante as chuvas fortes

A Itatiaia compilou as instruções do Inmet e as recomendações da Defesa Civil de Belo Horizonte

Previsão do tempo indica temporais em MG: saiba o que fazer durante as chuvas fortes

Mais de 1100 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem ser atingidas tempestade e granizo até as 10h deste domingo (20). O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Clique aqui e confira a lista completa de cidades.

A previsão é de chuva entre 30 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Neste texto, a Itatiaia compilou as instruções do Inmet e as recomendações da Defesa Civil de Belo Horizonte para o que fazer e o que não fazer durante os temporais que se aproximam. Confira abaixo.

Leia também

O que fazer durante temporais?

  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Tenha atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

O que não fazer durante temporais?

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

Caso tenha dúvidas ou precisa de ajuda, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.