Ouvindo...

Tradicional festa de Nossa Senhora de Nazareth terá missas, cavalhada e peças folclóricas em Morro Vermelho

Evento no distrito de Caeté reúne missas em latim, cavalhada e manifestações culturais e tem seu ápice entre 6 e 8 de setembro

A tradicional Festa de Nossa Senhora de Nazareth, celebrada há mais de três séculos no distrito de Morro Vermelho, em Caeté, promete encantar devotos e visitantes neste fim de semana. Iniciada em 30 de agosto com missas e novenas, a festa terám neste fim de semana de 6 a 8 de setembro a parte mas intensa de sua programação.

Adriana Pinheiro, organizadora da festa, destaca a riqueza cultural do evento: "É uma festa tradicional que acontece há 320 anos, trazida de Portugal. Temos missas em latim, novenas, e a tradicional cavalhada, que representa a luta entre mouros e cristãos”.

Leia também

Tradição e fé

Um dos pontos altos da Festa é o aniversário de Nossa Senhora, comemorado com bolos e doces durante a missa. À noite, uma procissão percorre as ruas do distrito, em uma demonstração de fé e devoção.

A preservação da tradição é marca da celebração. "É uma festa que vem sendo mantida por gerações. Eu aprendi com os meus pais, que aprenderam com os pais deles”, conta Adriana. A comunidade se mobiliza o ano inteiro para arrecadar fundos, inclusive com a venda de pastéis em barraquinhas.

Programação diversificada

Além das celebrações religiosas, o evento oferece “muita cultura, muita tradição, tem muita programação”, ressalta Adriana. A festa tem apresentações folclóricas e shows musicais nas noites. Toda a programação está disponível neste link. Morro Vermelho fica a 59km de Belo Horizonte.

Esta matéria foi produzida com auxílio de Inteligência Artificial e finalizada por um jornalista da Itatiaia.


Participe dos canais da Itatiaia:

Apresentadora e produtora da Rádio Itatiaia. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Especialista em Mídias Digitais pela PUC Minas e em Produção de Rádio e TV pela Fumec. Já escreveu para as editorias de Política e Cidade nos jornais O Tempo e Super Notícia, e tem passagem pela FM O Tempo.
Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.