Os destroços do avião que caiu, na tarde de sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo, começaram a ser retirados neste domingo (11), por volta das 16h. Um guindaste entrou no condomínio residencial Recanto Florido, local da ocorrência, e içou as asas e a cauda da aeronave. Os motores também foram retirados por um caminhão.
Os destroços serão levados para a base do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em São Paulo. O órgão irá divulgar um relatório com as causas do acidente em 30 dias.
Além do relatório preliminar, o Cenipa irá divulgar um relatório final, que engloba tudo que foi apurado e, também, recomendações do órgão para que novos acidentes não aconteçam. Para este documento, não há prazo definido.
O resgate dos 58 passageiros e 4 tripulantes, sendo 34 homens e 28 mulheres, foi finalizado no início da noite do último sábado (10), por volta de 18h30. Os corpos foram encaminhados para a unidade central do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo identificação e liberação pelas famílias.
Queda de avião em SP
Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde desta sexta-feira (9), em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não houve sobreviventes.
A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.
Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião. Vídeos divulgados nas redes sociais também mostram o momento exato da queda.