A segunda-feira começou com temperaturas mais elevadas em Minas Gerais. No entanto, esse cenário só deve durar até o fim de semana, de acordo com uma previsão do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge).
A queda na temperatura se deve a aproximação de uma frente fria, que deve alcançar o estado até o próximo sábado (10). “A circulação dos ventos, que envolve a aproximação da frente fria, deixa Minas Gerais na vanguarda da frente, que é uma região onde existe transporte de ar mais aquecido”, explica a meteorologista Lais Alves Santos.
Porém, assim que a frente fria se estabelecer sobre o estado, as temperaturas devem declinar na maior parte do território mineiro. Há possibilidade de recorde de temperatura mínima em 2024 para região metropolitana de Belo Horizonte, com termômetros abaixo dos 10 °C.
Leia mais:
Onda de frio pode chegar a Minas Gerais? Veja o que aponta previsão do tempo ;Cidades de Minas registram as menores temperaturas do Brasil; veja quais ;
Período Seco
Belo Horizonte não registra chuvas há 108 dias. Segundo o Simge, o clima seco se deve à influência de sistemas de alta pressão que bloqueiam a entrada de sistemas de baixa pressão e umidade.
No entanto, com a chegada da frente fria no fim de semana, haverá aumento de nebulosidade, com possibilidade de chuvas nas regiões Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Há ainda uma pequena possibilidade de chuvas leves na RMBH.
* Com informações da Agência Minas.