Ouvindo...

Previsão do tempo: frente fria deve baixar temperaturas em MG com possibilidade de recorde mínimo

Há possibilidade de recorde de temperatura mínima em 2024 para região metropolitana de Belo Horizonte, com termômetros abaixo dos 10 °C

BH deve ter frio intenso nesta semana

A segunda-feira começou com temperaturas mais elevadas em Minas Gerais. No entanto, esse cenário só deve durar até o fim de semana, de acordo com uma previsão do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge).

A queda na temperatura se deve a aproximação de uma frente fria, que deve alcançar o estado até o próximo sábado (10). “A circulação dos ventos, que envolve a aproximação da frente fria, deixa Minas Gerais na vanguarda da frente, que é uma região onde existe transporte de ar mais aquecido”, explica a meteorologista Lais Alves Santos.

Leia também

Porém, assim que a frente fria se estabelecer sobre o estado, as temperaturas devem declinar na maior parte do território mineiro. Há possibilidade de recorde de temperatura mínima em 2024 para região metropolitana de Belo Horizonte, com termômetros abaixo dos 10 °C.

Leia mais:

Período Seco

Belo Horizonte não registra chuvas há 108 dias. Segundo o Simge, o clima seco se deve à influência de sistemas de alta pressão que bloqueiam a entrada de sistemas de baixa pressão e umidade.

No entanto, com a chegada da frente fria no fim de semana, haverá aumento de nebulosidade, com possibilidade de chuvas nas regiões Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Há ainda uma pequena possibilidade de chuvas leves na RMBH.

* Com informações da Agência Minas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia