Pelo menos cinco voos da Azul foram cancelados no aeroporto Internacional de Confins, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e outros 17 estavam atrasados, no fim da manhã desta sexta-feira (19), após a falha de escala global em sistemas de TI que afetou atividades bancárias, serviços médicos, telecomunicações e também transporte nesta sexta-feira (19).
As partidas para Governador Valadares (MG), Recife (PE), Uberaba (MG), Ipatinga (MG) e Goiânia (GO) e foram canceladas, por volta de 12h, conforme mostra o painel da BH Airport. Já os atrasos afetam quase todas as demais partidas: Vitória (ES), Viracopos (SP), Cabo Frio (RJ), Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF), Santos Dummond (RJ), Guarulhos (SP), Montes Claros (MG), Ilhéus (BA), Vitória da Conquista (BA), Goiânia (GO), Salvador (BA), Uberlândia (MG) e Governador Valadares (MG). No momento em que a reportagem consultou o painel, não havia atrasos significativos de outras companhias.
Leia também:
Voos atrasados e cancelados nesta manhã (19)
Mais cedo, a Azul orientou passageiros com voo comprado e que não realizaram o check-in a chegar mais cedo e procurar o balcão de atendimento nos aeroportos. Segundo a companhia, devido à intermitência no sistema de gestão de reservas, “alguns voos podem sofrer atrasos pontuais.”
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Azul para confirmar se os problemas têm relação com o apagão cibernético global, que já afeta voos em outros países desde a madrugada nessa sexta (horário de Brasília).
Atrasos pelo mundo
Conforme a AFP, as principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos.
Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários destes países.
No Brasil, usuários identificaram
O que causou o problema mundial?
O