Ouvindo...

Apagão cibernético: mais de 20 voos têm cancelamento ou atraso no aeroporto de Confins nesta sexta (19)

Voos para Governador Valadares (MG), Recife (PE), Uberaba (MG), Ipatinga (MG) e Goiânia (GO) foram cancelados

Aeroporto de Confins opõem concessionária e governo federal

Pelo menos cinco voos da Azul foram cancelados no aeroporto Internacional de Confins, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e outros 17 estavam atrasados, no fim da manhã desta sexta-feira (19), após a falha de escala global em sistemas de TI que afetou atividades bancárias, serviços médicos, telecomunicações e também transporte nesta sexta-feira (19).

As partidas para Governador Valadares (MG), Recife (PE), Uberaba (MG), Ipatinga (MG) e Goiânia (GO) e foram canceladas, por volta de 12h, conforme mostra o painel da BH Airport. Já os atrasos afetam quase todas as demais partidas: Vitória (ES), Viracopos (SP), Cabo Frio (RJ), Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF), Santos Dummond (RJ), Guarulhos (SP), Montes Claros (MG), Ilhéus (BA), Vitória da Conquista (BA), Goiânia (GO), Salvador (BA), Uberlândia (MG) e Governador Valadares (MG). No momento em que a reportagem consultou o painel, não havia atrasos significativos de outras companhias.

Leia também: Veja tudo o que se sabe sobre o apagão cibernético que afetou o mundo inteiro
STJ e TSE afirmaram não terem sido afetados por apagão cibernético
Apagão cibernético: o que é a empresa CrowdStrike e por que pane em seu sistema afetou serviços globalmente

Voos atrasados e cancelados nesta manhã (19)

Acompanhe aqui em tempo real

Mais cedo, a Azul orientou passageiros com voo comprado e que não realizaram o check-in a chegar mais cedo e procurar o balcão de atendimento nos aeroportos. Segundo a companhia, devido à intermitência no sistema de gestão de reservas, “alguns voos podem sofrer atrasos pontuais.”

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Azul para confirmar se os problemas têm relação com o apagão cibernético global, que já afeta voos em outros países desde a madrugada nessa sexta (horário de Brasília).

Leia também

Atrasos pelo mundo

Conforme a AFP, as principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos.

Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários destes países.

No Brasil, usuários identificaram problemas em sistemas bancários.

O que causou o problema mundial?

O problema que provocou um apagão cibernético mundial foi “identificado”. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows (...) não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada”, escreveu George Kurtz nas redes sociais X e LinkedIn.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.