Belo Horizonte está prestes a completar 90 dias sem chuvas significativas, segundo a Defesa Civil municipal. A situação preocupa a população, já que a baixa umidade atrapalha o sistema respiratório humano e prejudica as defesas do organismo, o que deixa as pessoas mais vulneráveis a infecções, alergias e outros problemas de saúde. A capital mineira e outras 438 cidades mineiras estão em alerta por conta do tempo seco (confira a lista completa de cidades no fim da matéria).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Belo Horizonte deve ter uma quarta-feira (17) de céu com nuvens e temperaturas variando entre 12°C e 27°C. A umidade relativa do ar fica entre 40% e 80% e não há possibilidade de chuva.
MG em alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Belo Horizonte e mais 438 cidades de Minas Gerais em alerta para tempo seco. Esses municípios podem ter umidade relativa do ar entre 20% e 30%, bem abaixo dos 50% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O que fazer quando o tempo está seco?
A Organização Mundial da Saúde considera níveis inferiores a 60% como impróprios para a saúde humana. Além do risco de incêndios, o tempo seco pode agravar doenças respiratórias, como bronquite e asma, e provocar sintomas como dores de cabeça e ressecamento dos olhos.
Segundo a Climatempo, a baixa umidade no ar é comum no inverno, mas o fenômeno El Niño deixou a atmosfera ainda mais quente e o ar mais seco no interior do país.
Em dias dia de baixa umidade relativa do ar, o Inmet faz algumas recomendações:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).