Ouvindo...

Times

Quem foi Santa Teresinha do Menino Jesus? Conheça história e oração da santa

Santa Teresinha viveu apenas 24 anos, mas deixou um legado de fé e simplicidade

Nascida em Lisieux, na França, Marie-Françoise-Thérèse Martin ficou conhecida como Santa Teresinha do Menino de Jesus. Ela foi uma freira carmelita lembrada como um dos mais influentes modelos de santidade para religiosos por abordar a vida espiritual de um jeito simples e prático.

Com apenas quinze anos, ela se tornou freira, por especial autorização do Papa Leão XIII, acompanhando as irmãs mais velhas na comunidade carmelita em Lisieux, na Normandia. Após nove anos de dedicação à vida religiosa, a jovem morreu de tuberculose com apenas 24 anos.

História de uma alma

Os manuscritos autobiográficos de Santa Teresinha, reunidos na coleção “História de uma Alma”, foram publicados e distribuídos um ano depois de sua morte. A obra alcançou sucesso e tornando-a uma das santas mais populares do último século.

Leia também

Em seus escritos, Santa Teresinha ensina a teologia profunda da simplicidade: a pequena via. Este é um caminho de santidade baseado nas pequenas coisas, em pequenos atos do cotidiano. Para ela, atos feitos com amor produzem frutos de santidade.

O papa Pio XI fez dela a “estrela de seu pontificado”, beatificando-a em 1923 e canonizando-a dois anos depois.

Orações de Santa Teresinha

Novena

A Novena de Santa Teresinha, feita em nove dias, dedica cada dia de oração a um grupo, sendo, respectivamente: clero, missionários, cristãos perseguidos, famílias, jovens, aqueles que sofrem de depressão, para que todos tenham um coração inflado por Jesus, presos e incrédulos.

Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo: eu vos agradeço por todas as graças com que enriqueceste a vida de vossa serva, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, nestes 24 anos que passou na terra. E pelos méritos de tão querida santinha, concedei-me a graça que ardentemente vos peço … (fale o pedido), se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para a salvação de minha alma (ou da pessoa por quem está rezando).

Ajudai minha fé e minha esperança, Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ficareis no Céu a fazer o bem na terra, permitindo que eu ganhe um rosa em sinal de que alcançarei a graça pedida.

Rezar 24 vezes, por cada ano de Santa Teresinha na terra:

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo como era no princípio, agora e sempre. Amém. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por mim (ou o nome da pessoa por quem está intercedendo).

Oração

O arcebispo dom Walmor da Arquidiocese de Belo Horizonte escreveu uma Oração para acompanhar a peregrinação das relíquias de Santa Teresinha por Belo Horizonte.

Santa Teresinha do Menino Jesus, Rosa do Carmelo
Amorosa missionária, pela força da oração, acompanhai-nos e inspirai-nos a percorrer o mundo em missão
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós.

Relíquias de Santa Teresinha

A Igreja tem a tradição de venerar relíquias, que são sinais da passagem pelo mundo de homens e mulheres da fé. Essas relíquias podem ser:

  • De primeiro grau: partes do corpo;
  • De segundo grau: objetos de uso pessoal, como roupas;
  • De terceiro grau: objetos tocados pelo santo.

Nesta semana, relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha do Menino Jesus visitam a Arquidiocese de Belo Horizonte.

* Sob supervisão de Felippe Drummond.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
Leia mais